Busca avançada
Ano de início
Entree

Cristalização de líquidos super-resfriados através de simulações de dinâmica molecular

Processo: 17/08350-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física da Matéria Condensada
Pesquisador responsável:José Pedro Rino
Beneficiário:Azat Tipeev
Instituição-sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/07793-6 - CEPIV - Centro de Ensino, Pesquisa e Inovação em Vidros, AP.CEPID
Assunto(s):Cristalização

Resumo

A cristalização homogênea e controlada de vidro-cerâmica de perspectiva tecnológica será investigada por simulação computacional na escala molecular. Para uma vasta gama de pressões e temperaturas, serão utilizadas várias técnicas: o método de clivagem do potencial, o método de tempo de vida médio, o método do tempo médio de passagem, o método de cristais embutidos no líquido super-resfriado, o método de determinação da formação de estruturas cristalinas; métodos estes que foram utilizados com sucesso anteriormente pelo proponente no estudo da cristalização de sistemas moleculares simples. Isso nos permitirá determinar os principais parâmetros cinéticos e termodinâmicos da nucleação, que muitas vezes são problemáticos para se obter experimentalmente: o tamanho do núcleo crítico, sua energia livre superficial e a energia de formação, e a taxa de nucleação. Os resultados fundamentais obtidos serão comparados com cálculos baseados na teoria clássica da nucleação homogênea, bem como com dados da literatura conhecida. Com base nos dados obtidos, serão dadas recomendações específicas para melhorar e otimizar a tecnologia de fabricação de dispositivos usando os líquidos formadores de vidro sob investigação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TIPEEV, AZAT O.; ZANOTTO, EDGAR D. Nucleation kinetics in supercooled Ni50Ti50 : Computer simulation data corroborate the validity of the Classical Nucleation Theory. Chemical Physics Letters, v. 735, NOV 16 2019. Citações Web of Science: 0.
TIPEEV, AZAT O.; ZANOTTO, EDGAR D.; RINO, JOSE P. Diffusivity, Interfacial Free Energy, and Crystal Nucleation in a Supercooled Lennard-Jones Liquid. Journal of Physical Chemistry C, v. 122, n. 50, p. 28884-28894, DEC 20 2018. Citações Web of Science: 10.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.