Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos do sulforafano nos padrões de metilação do DNA e análise do transcriptoma em células tumorais e não tumorais

Processo: 17/21561-1
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Mestrado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Nutrição - Bioquímica da Nutrição
Pesquisador responsável:Lusânia Maria Greggi Antunes
Beneficiário:Patrick Wellington da Silva dos Santos
Supervisor no Exterior: Matteo Pellegrini
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, Los Angeles (UCLA), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/14703-1 - Influência do sulforafano, um inibidor de histonas desacetilases, sobre a instabilidade genômica e mecanismos epigenéticos em linhagens celulares humanas, BP.MS
Assunto(s):Análise de sequência de RNA   Nutrigenômica

Resumo

O câncer é um problema crescente de saúde humana em todo o mundo. A ocorrência de câncer está relacionada ao envelhecimento da população, bem como a prevalência de fatores de risco. Alterações epigenéticas e genéticas contribuem para a iniciação e progressão do câncer. A epigenética é uma herança não-mendeliana de modificações de DNA, que, não afetam a seqüência de base de DNA, mas podem influenciar a expressão de genes. Vários estudos sugerem que uma série de compostos da dieta desempenham um papel importante como moduladores epigenéticos contra a iniciação e a progressão de vários tipos de câncer. O sulforafano, um isotiocianato natural a partir de vegetais crucíferos, é um conhecido inibidor das histonas desacetilases. No entanto, a influência do sulforafano na metilação do DNA e no estado da condensação da cromatina não está totalmente clara. Novos métodos e progresso foram conquistados para identificar genes geralmente silenciados e alterações na expressão de mRNA. Portanto, o objetivo deste estudo é analisar o perfil geral de metilação do DNA de células tumorais e não tumorais, após o tratamento de sulforafano usando tecnologias de alto rendimento. Para encontrar regiões de interesse que são modificadas epigenéticamente pelo sulforafano, o RRBS (seqüenciamento de bisulfito de representação reduzida) será realizado. Além disso, para determinar a dinâmica da expressão gênica e alterações do transcriptoma em células cancerosas e não cancerosas após o tratamento de sulforafano por RNA-seq. Finalmente, para investigar a influência do sulforafano em proteínas relacionadas à condensação da cromatina, o método de imunoprecipitação da cromatina, seguido de uma sequenciamento de DNA (ChIP-Seq). Esses estudos fornecerão informações valiosas sobre a influência do sulforafano em todo o genoma e podem agregar relevância ao sulforafano como um promissor agente de prevenção do câncer.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANTOS, PATRICK WELLINGTON; THOMAZELA MACHADO, ANA RITA; DE GRANDIS, RONE; RIBEIRO, DIEGO LUIS; TUTTIS, KATIUSKA; MORSELLI, MARCO; AISSA, ALEXANDRE FERRO; PELLEGRINI, MATTEO; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA. Effects of sulforaphane on the oxidative response, apoptosis, and the transcriptional profile of human stomach mucosa cells in vitro. MUTATION RESEARCH-GENETIC TOXICOLOGY AND ENVIRONMENTAL MUTAGENESIS, v. 854, JUN-JUL 2020. Citações Web of Science: 0.
DA SILVA DOS SANTOS, PATRICK WELLINGTON; THOMAZELA MACHADO, ANA RITA; DE GRANDIS, RONE APARECIDO; RIBEIRO, DIEGO LUIS; TUTTIS, KATIUSKA; MORSELLI, MARCO; AISSA, ALEXANDRE FERRO; PELLEGRINI, MATTEO; GREGGI ANTUNES, LUSANIA MARIA. Transcriptome and DNA methylation changes modulated by sulforaphane induce cell cycle arrest, apoptosis, DNA damage, and suppression of proliferation in human liver cancer cells. Food and Chemical Toxicology, v. 136, FEB 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.