Busca avançada
Ano de início
Entree

Líquidos iônicos a base de íons prata para a extração de olefinas por cromatografia gasosa bidimensional comprehensive

Processo: 17/24721-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de maio de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Analítica
Pesquisador responsável:Maria Eugênia Queiroz Nassur
Beneficiário:Israel Donizeti de Souza
Supervisor no Exterior: Jared L. Anderson
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Local de pesquisa : Iowa State University, Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:16/01082-9 - Cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massas em tandem no modo column switching para análises de endocanabinóides em amostras plasma, BP.DR
Assunto(s):Processos de separação

Resumo

As olefinas de baixa massa molecular são precursores essenciais na indústria química e subprodutos importantes de vários processos químicos. Uma vez que as olefinas e parafinas possuem números de carbonos similares, elas apresentam também semelhanças na sua polaridade e volatilidade, o que torna a separação de misturas desdes compostos uma tarefa desafiadora. Líquidos iônicos a base de íons de prata (LI), recentemente desenvolvidos pelo grupo de pesquisa do Prof Dr Jared L Anderson, tem sido avaliados como fase estacionária em cromatografia gasosa para melhorar a separação de misturas parafinas/olefinas. Uma coluna capilar modificada com sua parede interna modificada com um filme de LI a base de íons prata, utilizado como fase estacionária, apresenta grande potencial para ser utilizado como coluna na segunda dimensão na cromatografia gasosa bidimencional abrangente (CG x CG). CG x CG emprega um par de colunas de CG conectadas em série (geralmente colunas não polares e polares), unidas por um modulador. O efluente que emerge da primeira coluna é aprisionado no modulador por um período fixo de tempo (tempo de modulação) antes de ser focalizado e injetado na segunda coluna. Os cromatogramas obtidos atraves de ciclos de aprisionamento e injeção são processados em duas dimensões por softwares especializados. Neste projeto, um sistema CG xCG com uma coluna não polar na primeira dimensão e uma coluna de LI a base de íons prata na segunda dimensão será avaliado para a separação de misturas de olefinas/parafinas. Quatro colunas com diferentes diferentes proporções de [Ag+][NTf2-] e [Ag+(MIM)(BIM)][NTf2-] serão sintetizadas. Essas colunas serão comparadas com colunas comerciais (HP-5 and SUPELCOWAX). Dada a seletividade em relação às olefinas e à estabilidade térmica, IL a base de íons prata serão sintetizados e avaliados com diferentes cátions e ânions. Assim, o projeto proposto fará uso de colunas capilares de LI a base de íons prata, como fases estacionárias, de para melhorar a seletividade na separação de olefinas.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SOUZA, ISRAEL D.; NAN, HE; QUEIROZ, MARIA EUGENIA C.; ANDERSON, JARED L. Tunable Silver-Containing Stationary Phases for Multidimensional Gas Chromatography. Analytical Chemistry, v. 91, n. 8, p. 4969-4974, APR 16 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.