Bolsa 17/22126-7 - Educação em enfermagem, Empatia - BV FAPESP
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Empatia nas atividades clínicas simuladas: análise dos componentes descritos nos cenários

Processo: 17/22126-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2018
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Enfermagem
Pesquisador responsável:Alessandra Mazzo
Beneficiário:Cezar Kayzuka Cotta Filho
Supervisor: Hiromi Oku
Instituição Sede: Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto (EERP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Instituição Anfitriã: St. Luke's International University, Japão  
Vinculado à bolsa:16/11863-8 - Empatia de profissionais de enfermagem em atividades clínicas simuladas: assistência nas necessidades de eliminações, BP.IC
Assunto(s):Educação em enfermagem   Empatia   Japão
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:cenário simulado | Construção de cenário | Educação em enfermagem | empatia | Simulação Clínica | Educação em Enfermagem

Resumo

Este projeto tem como objetivo vivenciar e verificar como são construídos cenários simulados em culturas distintas, nesse caso, no Brasil e no Japão, tendo como objetivos específicos: 1) Descrever com base em roteiro proposto por Fabri, et al (2017) os componentes de cenário simulado no Japão; 2) Vivenciar as práticas simuladas e analisar os cenários descritos e destinados ao curso de enfermagem no Japão e 3) Analisar os componentes do cenário proposto frente a uma abordagem para a análise da empatia no Japão. Pretende-se desenvolver esse estudo na St. Luke's International University, localizada na província de Tóquio, Japão. Para o desenvolvimento do projeto será realizado um estudo de caso. O projeto será realizado mediante a análise documental e a vivência dos cenários simulados no Japão. Para a análise documental dos cenários clínicos simulados será utilizado o roteiro proposto por Fabri et al (2017) e a Taxonomia de Bloom (KRATHWOHL, 2002; FERRAZ, 2010). Na sequência os dados do roteiro (Fabri et al 2017) e da Taxonomia de Bloom (KRATHWOHL, 2002; FERRAZ, 2010) serão confrontados. Será utilizada uma ferramenta computacional que avalia e classifica aspectos emocionais por meio de um padrão de frequência das palavras obtidas no texto, o qual é estabelecido apoiado na teoria do campo da psicologia. Será possível realizar análise documental elaborada na construção de cenários simulados frente a uma abordagem para a análise da empatia. Após a análise documental do cenário simulado, será realizada comparação dos dados encontrados no Japão e no Brasil. (AU)

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Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CEZAR KAYZUKA COTTA FILHO; FERNANDA BERCHELLI GIRÃO MIRANDA; HIROMI OKU; GIOVANNA CRISTINA CONTI MACHADO; GERSON ALVES PEREIRA JUNIOR; ALESSANDRA MAZZO. Cultura, ensino e aprendizagem da empatia na educação médica: scoping review. Interface (Botucatu), v. 24, . (17/22126-7)

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