Busca avançada
Ano de início
Entree

Telescópio BINGO: uma nova janela de 21 cm para explorar o universo escuro e outros fenômenos astrofísicos

Processo: 17/21570-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Astronomia
Pesquisador responsável:Elcio Abdalla
Beneficiário:Karin Silvia Franzoni Fornazier Guimarães
Instituição-sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/07885-0 - O telescópio BINGO: a nova janela de 21cm para exploração do universo escuro e outras questões astrofísicas, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):18/26238-7 - Módulo não-gaussiano para a pipeline do telescópio BINGO, BE.EP.PD
Assunto(s):Análise de dados   Radioastronomia   Cosmologia (astronomia)   Radiotelescópios

Resumo

O radiotelescopio BINGO é o único projetado para a detecção de Oscilações Acústicas de Barions em frequências de radio a partir da distribuição do hidrogênio neutro a distâncias cosmológicas. As oscilações acústicas de bárions juntamente com a radiação cósmica de fundo configuram ferramentas poderosas para o estudo da energia escura e comprovação de parâmetros cosmológicos. BINGO é uma colaboração internacional reunindo pesquisadores do Brasil, Reino Unido, Suiça e Uruguai. A construção será feita no Brasil, sendo que boa parte da instrumentação seria feita realizada por empresas brasileiras, permitindo a estas um desafio a sua altura. Outra importante motivação deste projeto é a formação de engenheiros e pesquisadores brasileiros que poderão não apenas trabalhar nessa área de fronteira como também colaborar com outros experimentos, especialmente o SKA. Este projeto de pos-doutoramento está vinculado ao `Projeto Temático 2014/07885-0" e se propõe ao desenvolvimento, calibração e análise de dados da pipeline do BINGO. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PEEL, M. W.; WUENSCHE, C. A.; ABDALLA, E.; ANTON, S.; BAROSI, L.; BROWNE, I. W. A.; CALDAS, M.; DICKINSON, C.; FORNAZIER, K. S. F.; MONSTEIN, C.; STRAUSS, C.; TANCREDI, G.; VILLELA, T. Baryon Acoustic Oscillations from Integrated Neutral Gas Observations: Radio Frequency Interference Measurements and Telescope Site Selection. JOURNAL OF ASTRONOMICAL INSTRUMENTATION, v. 8, n. 1, SI MAR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.