Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de carregadores nanoestruturados baseados em polisacarídeos para entrega controlada de antibióticos e nanopartículas de prata

Processo: 17/24488-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Química Orgânica
Pesquisador responsável:Cátia Cristina Capêlo Ornelas Megiatto
Beneficiário:Gabriel Perli
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Antibióticos   Farmacorresistência bacteriana   Liberação controlada de fármacos   Portadores de fármacos   Nanopartículas

Resumo

A resistência bacteriana é caracterizada pela aptidão do microrganismo de sobreviver a concentrações de antibióticos que matariam as bactérias não resistentes da mesma espécie. A resistência bacteriana é um dos maiores problemas da saúde coletiva mundial atual, pois a evolução das bactérias associadas à disseminação de doenças tem ocorrido mais rapidamente que o desenvolvimento dos agentes bactericidas. Para superar esta crise na área médica, a combinação de antibióticos e partículas metálicas tem sido investigada, visando explorar o efeito sinérgico dos agentes antimicrobianos. O desenvolvimento de nanocarreadores emerge como uma alternativa promissora, pois permitem a vetorização de pequenas moléculas hidrofílicas ou hidrofóbicas, maior biodisponibilidade e menor probabilidade de efeitos colaterais quando comparado aos fármacos na forma livre. Este projeto de pesquisa tem por objetivo principal desenvolver nanopartículas poliméricas de dextrana acetalada (Ac-DEX NPs) para liberação controlada de nanopartículas de prata (AgNPs) conjuntamente com antibióticos convencionais. O projeto consiste em quatro etapas: (I) utilização dos métodos single e double emulsion para obter Ac-DEX NPs contendo antibióticos hidrofílicos (Izoniazida) e hidrofóbicos (Doxiciclina), respectivamente; (II) aplicar o método de double emulsion para encapsular os antibióticos hidrofílicos ou hidrofóbicos com AgNPs; (III) síntese de AgNPs in situ, utilizando D-glicose como agente redutor e a rede polimérica da Ac-DEX como polímero estabilizante; (IV) a eficiência dos agentes antimicrobianos será avaliada a partir da determinação da concentração inibitória mínima (MIC), i.e., concentração mínima dos agentes bactericidas que evitam o crescimento significativo da colônia bacteriana. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRAGA, CAROLYNE B.; PERLI, GABRIEL; BECHER, TIAGO B.; OMELAS, CATIA. Biodegradable and pH-Responsive Acetalated Dextran (Ac-Dex) Nanoparticles for NIR Imaging and Controlled Delivery of a Platinum-Based Prodrug into Cancer Cells. MOLECULAR PHARMACEUTICS, v. 16, n. 5, p. 2083-2094, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.