Busca avançada
Ano de início
Entree

Distribuição vertical da pluma de poluição de Manaus durante o IOP1 do experimento GoAmazon

Processo: 17/23810-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Meteorologia
Pesquisador responsável:Henrique de Melo Jorge Barbosa
Beneficiário:Amanda Vieira dos Santos
Instituição Sede: Instituto de Física (IF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aerossóis   Poluição do ar   Sensoriamento remoto   Amazônia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aerossóis | Ceilometer | Elástico | GoAmazon 2014 | Klett | Lidar | 15 | sensoriamento remoto

Resumo

Aerossóis são importantes agentes do sistema climático global por poderem alterar significativamente o balanço de radiação, afetando assim o sistema atmosférico em escalas de tempo que variam de minutos até de mudanças climáticas. Alguns tipos de aerossóis refletem a radiação solar, resfriando o planeta, enquanto outros absorvem esta radiação, aquecendo-o. Neste sentido, compreender como as emissões de poluição alteram a distribuição natural dos aerossóis é de significativa importância. Neste projeto de iniciação científica a aluna irá estudar a distribuição vertical dos aerossóis na região central da Amazônia. Isso será feito utilizando os dados observacionais do tetômetro (ceilometer) operado durante o experimento GoAmazon2014/15 no sítio experimental T3-Mancapuru. Este sítio experimental, vento abaixo da cidade de Manaus, recebeu alternadamente massas de ar poluídas (vindas da cidade) e massas de ar limpas (vindas da floresta). O período de estudo será o IOP1 (Fev-Mar 2014) do experimento GoAmazon, quando não havia influência de queimadas. A detecção dos aerossóis será feita aplicando o método Klett para obtenção da distribuição vertical do coeficiente de retroespalhamento dos aerossóis a partir do sinal de espalhamento elástico do tetômetro. Os perfis verticais serão agrupados de acordo com a origem da massa de ar, seguindo a classificação já disponível baseada no modelo Hysplit. Com estes dados, a aluna fará uma análise estatística descritiva da distribuição vertical dos aerossóis, e irá contrastar os casos limpo e poluído. Neste projeto de iniciação científica a aluna irá estudar a distribuição vertical dos aerossóis na região central da Amazônia. Isso será feito utilizando os dados do tetômetro (ceilometer) operado durante o experimento GoAmazon2014/15 no sítio experimental T3-Mancapuru. Este sítio experimental, vento abaixo da cidade de Manaus, recebeu alternadamente massas de ar poluídas (vindas da cidade) e massas de ar limpas (vindas da floresta). O período de estudo será o IOP1 (Fev-Mar 2014) do experimento GoAmazon, quando não havia influência de queimadas. A detecção dos aerossóis será feita aplicando o método Klett para obtenção da distribuição vertical do coeficiente de retroespalhamento dos aerossóis a partir do sinal de espalhamento elástico do tetômetro. Os perfis verticais serão agrupados de acordo com a origem da massa de ar, seguindo a classificação já disponível baseada no modelo Hysplit. Com estes dados, a aluna fará uma análise estatística descritiva da distribuição vertical dos aerossóis, e irá contrastar os casos limpo e poluído. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LANDULFO, EDUARDO; RODRIGUEZ VEGA, ALBEHT; CALZAVARA YOSHIDA, ALEXANDRE; BASTIDAS, ALVARO; VIEIRA DOS SANTOS, AMANDA; SILVA, ANTONIETA; ARLEQUES GOMES, ANTONIO; BARJA GONZALEZ, BORIS; ANDRES MELO-LUNA, CARLOS; HOYOS, CARLOS D.; et al. LALINET NETWORK STATUS. RICAP16, 6TH ROMA INTERNATIONAL CONFERENCE ON ASTROPARTICLE PHYSICS, v. 237, p. 4-pg., . (17/17047-0, 13/50510-5, 17/23810-9, 15/12793-0)