Bolsa 17/12500-9 - Semiótica, Trilha sonora de filmes - BV FAPESP
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O arranjo doujinshi como processo semiótico: um estudo de caso sobre arranjos da trilha musical de videogames da franquia Touhou project

Processo: 17/12500-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Mauricio Funcia de Bonis
Beneficiário:Thomaz da Silva Barreto
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Semiótica   Trilha sonora de filmes   Jogos de computador
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Análise Intersemiótica | Arranjo Doujinshi | música | Semiótica Musical | Semiótica Peirceana | Semiótica Musical

Resumo

O presente projeto propõe um estudo sobre arranjos da trilha musical de videogames da franquia Touhou Project pelo viés da semiótica de Charles S. Peirce, encarando o arranjo como membro de uma cadeia semiótica de Signo, Objeto e Interpretante em que ele opera como signo substituindo o objeto trilha musical, tendo como interpretante conteúdo extra-musical. Isso seria possível devido à natureza intersemiótica dos videogames, onde a trilha musical não aparece isoladamente, mas sempre relacionada a outros elementos significantes. Para promover tal estudo, serão utilizadas, além de conceitos da semiótica peirceana, ferramentas de análise musical do livro "Fundamentos da Composição Musical" de Arnold Schoenberg de forma a elucidar tanto de que maneira a trilha musical se relaciona com elementos semânticos do jogo original quanto como essa relação se reflete em escolhas composicionais nos arranjos. (AU)

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