Bolsa 17/12531-1 - Competição, Matologia - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da densidade e distância de plantas daninhas no desenvolvimento de mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar

Processo: 17/12531-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2018
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Patrícia Andrea Monquero
Beneficiário:Bruna Ferrari Schedenffeldt
Instituição Sede: Centro de Ciências Agrárias (CCA). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). Araras , SP, Brasil
Assunto(s):Competição   Matologia   Plantas daninhas   Cynodon dactylon   Cana-de-açúcar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:area de influência | Competição | crescimento | Matologia

Resumo

A interferência exercida pelas plantas daninhas é um dos principais fatores limitantes da produtividade da cana-de-açúcar. Dentre os fatores que influenciam a competição, pode-se citar a densidade de plantas daninhas e a distância entre plantas daninhas e a cultura, ou seja, a área de influência. Sendo assim, o objetivo deste trabalho será de avaliar o efeito da densidade e da distância de Cynodon dactylon e Merremia aegyptia no desenvolvimento inicial de mudas pré-brotadas (MPB) de cana-de-açúcar. O experimento será realizado utilizando-se caixas de cimento-amianto com capacidade para 50 litros (0,62 x 0,62 x 0,26 m), preenchidas com solo coletado na camada arável de um Latossolo Vermelho. As MPBs serão plantadas no centro de cada caixa. O delineamento experimental será o de inteiramente casualizado em esquema fatorial para cada espécie daninha (Cynodon dactylon (via propagação vegetativa) e Merremia aegyptia (propagação sexual)) de 4 x 5, sendo 4 densidades (1, 2, 4 e 8 plantas) e 5 distâncias da cultura (2,6,12,18,24 cm), com quatro repetições. Outras plantas daninhas serão retiradas por meio de desbastes. O período de interferência entre as mudas e plantas infestantes, será compreendido entre a emergência e a floração das infestantes, o que pode variar entre as plantas daninhas. Além disso, será mantida uma testemunha sem a presença da planta daninha e um tratamento com a presença das plantas daninhas na ausência da cultura. Ao final do experimento, as mudas de cana-de-açúcar e das plantas daninhas serão avaliadas com relação a altura (cm), a área foliar (cm2), e biomassa seca da parte aérea (g), sendo para isto as mudas serão cortadas rentes ao solo e colocadas em estufa a 65°C por 48 horas. Serão avaliadas também o teor de nutrientes na parte aérea tanto das plantas daninhas como da cultura. Também serão avaliados os teores de macro e micronutrientes tanto nas plantas cultivadas como nas plantas daninhas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BRUNA FERRARI SCHEDENFFELDT; PAULO HENRIQUE VIEIRA DOS SANTOS; ANDRÉIA CRISTINA SILVA HIRATA; MARCIO ROBERTO SOARES; PATRÍCIA ANDREA MONQUERO. INFLUÊNCIA DA DENSIDADE E DISTÂNCIA DE Digitaria horizontalis Willd NOS PARÂMETROS BIOMÉTRICOS E NUTRICIONAIS DE MUDAS PRÉ-BROTADAS DE CANA-DE-AÇÚCAR. Rev. Caatinga, v. 35, n. 3, p. 528-536, . (17/12531-1)
SCHEDENFFELDT, BRUNA FERRARI; DOS SANTOS, PAULO HENRIQUE VIEIRA; HIRATA, ANDREIA CRISTINA SILVA; SOARES, MARCIO ROBERTO; MONQUERO, PATRICIA ANDREA. INFLUENCE OF THE DENSITY AND DISTANCE OF Digitaria horizontalis Willd IN THE BIOMETRIC AND NUTRITIONAL PARAMETERS OF PRE-SPROUTED SEEDLINGS OF SUGARCANE(1). REVISTA CAATINGA, v. 35, n. 3, p. 9-pg., . (17/12531-1)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.