Bolsa 17/16491-4 - Reparo do DNA, Proliferação celular - BV FAPESP
Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação das proteínas VHR e NPM no reparo de DNA e proliferação de células leucêmicas

Processo: 17/16491-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado Direto
Data de Início da vigência: 01 de janeiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2022
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Mutagênese
Pesquisador responsável:Fábio Luis Forti
Beneficiário:Jessica Oliveira Farias
Instituição Sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reparo do DNA   Proliferação celular   Leucemia   Fosfatase 3 de especificidade dupla
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Leucemias | Npm | Proliferação celular | Reparo DNA | Vhr | Vias de dano e reparo de DNA

Resumo

As Leucemias estão entre os cânceres de maior incidência populacional, tanto em adultos quanto em crianças, e seu tratamento é principalmente medicamentoso com agentes capazes de promover danos ao DNA objetivando destruir as células leucêmicas. Os mecanismos envolvidos com o desenvolvimento da doença ainda não estão totalmente esclarecidos, o que faz com que as terapias utilizadas ainda sejam inespecíficas e limitadas. Alguns trabalhos publicados têm relatado o envolvimento de alterações de expressão e/ou mutações na proteína nucleofosmina (NPM), que é uma proteína participante da manutenção da integridade genômica. Por outro lado, já foi descrito uma expressão diferencial de tirosina fosfatases em diferentes células do sistema imune, correlacionando-as com estágio de diferenciação e ativação. Dentre essas se incluía a fosfatase dual atípica VHR, a qual foi recentemente mostrada por nosso grupo interagir física e possivelmente quimicamente com NPM em células submetidas a condições de estresse genotóxico, mas através de mecanismos ainda desconhecidos. Além disso, outros resultados de nosso grupo sugerem uma participação direta de VHR em mecanismos de reparo de DNA após danos induzidos por radiações ionizantes ou não, possivelmente levando a uma regulação funcional de NPM através de sua desfosforilação diferencial em tirosinas. Desta forma, este trabalho tem como objetivo investigar correlações entre a expressão das proteínas VHR e NPM em linhagens de células leucêmicas (HL-60, THP-1, MOLT-4 e Jurkat) frente ao estresse genotóxico causado por radiação gama e por doxorrubicina, e qual o impacto da superexpressão e/ou silenciamento destas proteínas em mecanismos de reparo de DNA relacionados e na proliferação/sobrevivência celular. Certamente, os conhecimentos levantados neste trabalho poderão contribuir para o entendimento do envolvimento destas duas proteínas (VHR e NPM) no potencial tumorigênico destas células, bem como no de outras proteínas envolvidas com as vias nas quais estas proteínas atuam e/ou regulam, de modo que se possa investir futuramente no aperfeiçoamento de diagnósticos, monitoramento e terapias aplicadas aos diversos tipos de Leucemias. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MAGALHAES, YULI T.; FARIAS, JESSICA O.; SILVA, LUIZ E.; FORTI, FABIO L.. GTPases, genome, actin: A hidden story in DNA damage response and repair mechanisms. DNA Repair, v. 100, . (18/01753-6, 17/16491-4, 15/03983-0, 17/01451-7)
RUSSO, LILIAN CRISTINA; FARIAS, JESSICA OLIVEIRA; FORTI, FABIO LUIS. DUSP3 maintains genomic stability and cell proliferation through modulation of the NER pathway and cell cycle regulatory proteins. CELL CYCLE, v. 19, n. 12, . (17/16491-4, 15/03983-0, 18/01753-6)