Busca avançada
Ano de início
Entree

Musicar no espírito: louvor, comunidade e a produção da localidade entre pentecostais nigerianos na diáspora

Processo: 17/08316-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Música
Pesquisador responsável:Suzel Ana Reily
Beneficiário:Evanthia Patsiaoura
Instituição-sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/05318-7 - O musicar local: novas trilhas para a etnomusicologia, AP.TEM
Bolsa(s) vinculada(s):18/14832-1 - Musicar no espírito: louvor, comunidade e a produção da localidade entre pentecostais nigerianos na diáspora, BE.EP.PD
Assunto(s):Etnomusicologia   Diáspora   Pentecostalismo

Resumo

Esta pesquisa explora a relação entre música e localidade, enfocando práticas, experiências e percepções do musicar entre diferentes comunidades de pentecostais nigerianos em contextos diaspóricos. Utilizando uma metodologia multi-situada, envolverá pesquisa de campo etnográfica nas cidades de Campinas e São Paulo (Brasil), Manchester (Reino Unido), e Lagos (Nigeria) para compreender como o musicar local informa e reflete a circulação global de movimentos religiosos populares, como o pentecostalismo nigeriano. Seguindo a linha do Projeto Temático 2016/05318-7 O Musicar Local - novas trilhas na etnomusicologia, aborda a localidade como um lugar em construção, refletindo práticas e experiências sócio-musicais compartilhadas. Por enfocar o musicar em comunidades diaspóricas e religiosas, estende a orientação a uma discussão da translocalidade, isto é, um entre-lugar, englobando tanto locais geograficamente distintas quanto estados de ser seculares e espirituais. Neste sentido, ao observar como a prática musical dá forma e é formada pela prática cultural entre localidades geográficas e vivências localizadas, a pesquisa investiga as (trans)localidades do musicar. Uma investigação desta ordem pode proporcionar uma compreensão pertinente não apenas a um relacionamento multi-facetado do musicar e da produção da localidade, mas também do papel desta relação na formação e disseminação global das culturas. Além disto, esta pesquisa aborda uma lacuna significativa num contexto pouco estudado, embora extenso, do movimento do cristianismo pentecostal nigeriano. Além de publicações de alta qualidade, apresentações em congressos e um site etnográfico, esta pesquisa gerará um rico diálogo interdisciplinar e promoverá maior reconhecimento da relevância da Etnomusicologia e da Antropologia da Música a um público amplo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PATSIAOURA, EVANTHIA. Transcending Distinctions between Religious and Secular Musicianship: Nigerian Pentecostals across Popular Performance Settings. POPULAR MUSIC AND SOCIETY, v. 43, n. 1, p. 1-23, APR 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.