Busca avançada
Ano de início
Entree

Diversidade de nematóides marinhos de vida livre: taxonomia integrativa da família cyatholaimidae

Processo: 17/21986-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Taxonomia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Antonia Cecília Zacagnini Amaral
Beneficiário:Beatriz Pereira Cunha
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Biodiversidade   Meiofauna   Filogenia molecular

Resumo

As comunidades bentônicas do litoral brasileiro encontram-se entre as mais ameaçadas pelas atividades humanas e, no entanto, o estudo da biodiversidade desses organismos é ainda incipiente, particularmente no que diz respeito à meiofauna marinha. O filo Nematoda representa um dos mais abundantes e diversos grupos do meiobentos e pode ser um bom modelo para monitoramento de impactos ambientais, inclusive de alterações provocadas pelo processo de mudanças climáticas. Porém, o grupo é pouco estudado taxonomicamente devido à alta diversidade, à ausência de caracteres morfológicos conspícuos e ao déficit de especialistas. Apesar de ainda pouco utilizada, a taxonomia integrativa é uma maneira promissora e capaz de ampliar o conhecimento sobre o grupo. A presente proposta pretende avaliar de forma integrada os dados morfológicos e moleculares, por meio de análises estatísticas, buscando encontrar caracteres homólogos e auxiliar na organização taxonômica da família Cyatholaimidae, uma das mais abundantes dos nematóides marinhos de vida livre. A amostragem será realizada em praias e estuários ao longo do litoral do Estado de São Paulo, o qual apresenta uma grande heterogeneidade de habitats e consequente potencial de abrigar espécies novas para a ciência. As espécies de Cyatholaimidae coletadas serão avaliadas morfologicamente com microscópio óptico e de varredura e os dados moleculares serão obtidos pelo sequenciamento das regiões D2-D3 do gene 28S e V1-V2 do gene 18S. A partir da filogenia molecular obtida, diferentes métodos estatísticos de reconstrução do estado ancestral serão empregados para traçar a evolução de determinados caracteres, e avaliar a importância relativa dos mesmos para a classificação. O projeto também tem como meta a descrição das possíveis novas espécies encontradas e busca ampliar o conhecimento da biodiversidade marinha do Estado de São Paulo.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VENEKEY, VIRAG; GHELLER, PAULA F.; KANDRATAVICIUS, NOELIA; CUNHA, BEATRIZ PEREIRA; VILAS-BOAS, ANA CAROLINA; FONSECA, GUSTAVO; MARIA, TATIANA F. The state of the art of Chromadoridae (Nematoda, Chromadorida): a historical review, diagnoses and comments about valid and dubious genera and a list of valid species. Zootaxa, v. 4578, n. 1, p. 1-67, APR 9 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.