Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e papel biológico de enzimas intermediárias do catabolismo de aminoácidos ramificados em Trypanosoma cruzi.

Processo: 17/25641-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Parasitologia - Protozoologia de Parasitos
Pesquisador responsável:Ariel Mariano Silber
Beneficiário:Thaís Boccia da Costa
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/06034-2 - O papel biológico de aminoácidos e seus metabólitos derivados em Trypanosoma cruzi, AP.TEM
Assunto(s):Morte celular   Trypanosoma cruzi   Bioenergética

Resumo

Apartir das informações sobre o catabolismo de aminoácidos ramificados (BCAAs) fornecidas no corpo do Projeto, pode ser inferido que essa via é bastante complexa, e que envolve um grande número de enzimas. As primeiras enzimas da via (a atividade transaminase dos BCAAs, assim como os passos iniciais de oxidação catalisados pelo complexo BCAA desidrogenase e as AcilCoA desidrogenases) estão sendo abordados por dois estudantes de doutorado do laboratório, que já iniciaram as etapas de clonagem e expressão. Para proseguir com o estudo dessa via, é de grande relevância estudar os passos seguintes catalisados pelas enzimas Metilcrotonoil-CoA Carboxilase, Metilglutaconil-CoA Hidratase, 3-Hidroxiisobutiril-CoA Hidrolase (específicas da via de conversão de Leu em Acetil-CoA e Acetoacetato). O metabolismo de Ile e Val mantém mais um passo catalisado por uma enzima compartilhada: tanto o Metacilil-CoA quanto o Trans-2-Metilbut-2-metilbutiril-CoA (provenientes da oxidação dos derivados de Val e Ile), podem ser oxidados a 3-HidroxibutirilCoA ou 3-Hidroxi-2-metilbutiril-CoA respectivamente, pela ação da Enoil-CoA Hidratase. A partir deste ponto, ambos os produtos podem render Acetil-CoA ou Propanoil-CoA, através das enzimas 3-Hidroxiisobutiril-CoA Hidrolase, 3-Hidroxiacil-CoA Desidrogenase, Acetil-CoA C-Aciltransferase e Metilmalonato-semialdeido Desidrogenase (CoA-acylating). Todos os produtos finais do catabolismo de Leu, Val e Ile são oxidáveis, podendo funcionar como fontes de energia, ou possíveis substratos para a biossíntese de ácidos graxos. Em síntese, este sub-projeto visa desvendar de forma detalhada as enzimas envolvidas na relação entre os BCAAs e a bioenergética do parasita e seu papel na resistência ao estresse metabólico.