Busca avançada
Ano de início
Entree

O trabalho pedagógico no contexto hospitalar

Processo: 17/23976-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Vera Lucia Messias Fialho Capellini
Beneficiário:Isabela de Oliveira Crivellari
Instituição Sede: Faculdade de Ciências (FC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Bauru. Bauru , SP, Brasil
Assunto(s):Educação especial   Pedagogia   Hospitais
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ambiente-hospitalar | Educação | Pedagogia | Pedagogia-hospitalar | Educação Especial

Resumo

Com a ampliação das áreas de atuação do pedagogo, o ambiente hospitalar passa a ter espaço para este profissional, que deve garantir a escolarização dos sujeitos em idade escolar, que por motivo de enfermidades temporárias ou permanentes estejam privados do convívio escolar. Diversos estudos comprovam que há considerável melhora no quadro clínico de pacientes que participam de atendimento pedagógico, pois esse reaproxima o interno de sua rotina social fora do hospital. Assim, está pesquisa tem como objetivo desenvolver atividades pedagógicas no contexto hospitalar e avaliar a opinião dos envolvidos (pais, os próprios alunos e a equipe de saúde do hospital) no trabalho realizado. A intervenção acontecerá duas vezes por semana, com pacientes da pediatria de uma Unidade Pública de Saúde de Bauru, e em parceria com profissionais do local. Cada atendimento terá uma sequência didática com duas ou três atividades, de diferentes saberes, que serão desenvolvidas com começo, meio e fim, contando com uma breve avaliação pedagógica que considerará a escolaridade do estudante. As atividades serão desenvolvidas com materiais lúdicos, com apoio de tabletes, aplicativos, contações de histórias, jogos, práticas artísticas e lógicas, e na inviabilidade da escrita serão realizadas práticas com ênfase na oralidade. A coleta de dados ocorrerá através de entrevistas semiestruturadas e anotações em diário de campo. Espera-se que este projeto contribua para o fortalecimento da área, bem como para sensibilizar a equipe do hospital para a importância de se ter uma classe hospitalar no contexto hospitalar. Além disso, como relevância social considera-se o fato dos alunos internados poderem participar de atividades pedagógicas, onde os conteúdos escolares do ano que estão matriculados sejam ensinados de forma lúdica. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)