Busca avançada
Ano de início
Entree

A engenharia de ribossomos como estratégia para modular a produção de compostos bioativos em Streptomyces

Processo: 17/21229-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Microbiologia - Microbiologia Aplicada
Pesquisador responsável:Luiz Alberto Beraldo de Moraes
Beneficiário:Danilo Tosta Souza
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Compostos bioativos   Actinobactéria   Fungicidas

Resumo

As actinobactérias têm atraído a atenção de pesquisadores nos mais diversos campos de pesquisa, incluindo ciências médicas e agrárias. Em especial, na área agrícola, estas bactérias se destacam devido ao seu potencial como agentes de controle biológico e como produtoras de compostos com propriedades fungicidas e herbicidas. De fato, mais de 65% de todos os compostos de origem microbiana são provenientes do filo Actinobacteria. No entanto, a taxa de descoberta de novas moléculas químicas entrou em declínio e alguns compostos de interesse são produzidos em pequenas quantidades, dificultando a análise química com maior profundidade. Desde 2002 quando o primeiro genoma de uma actinobactéria foi publicado, houve um crescente uso de ferramentas genômicas na tentativa de aumentar a taxa de descobertas de novos compostos bioativos. Na prática esses estudos revelaram que alguns metabólitos secundários, codificados nos genomas, permanecem a serem descobertos, provavelmente, por que estes genes não são transcritos sob condições de fermentações convencionais no laboratório, sendo, portanto, determinados "genes silenciados". Como alternativa, várias estratégias têm sido aplicadas para a ativação de vias microbianas silenciadas ou superprodução de compostos alvo, como modificações do meio de cultivo, expressão heteróloga e homóloga, co-cultivo e engenharia ribossômica. Dentre elas, a engenharia ribossômica nos parece mais viável, devido a simplicidade do método e ao fato de não necessitar do conhecimento global do genoma bacteriano. Neste sentido, o objetivo deste projeto é aplicar a estratégia de engenharia ribossômica para ativar ou induzir a expressão de genes que podem estar envolvidos na síntese de antibióticos. Para esta finalidade, uma linhagem candidata a nova espécie, Streptomyces sp. CAAT 7-52, que apresenta discreta produção do antibiótico, albociclina, o qual é efetivo para controlar diversos fungos fitopatogênicos, será utilizada como modelo para obtenção de linhagens mutantes superprodutoras de antibióticos. Ademais, este estudo abre possibilidades sem precedentes para exploração agro-tecnológica dessa nova linhagem de Streptomyces com a identificação de possíveis metabólitos secundários crípticos por meio das análises de LC-MS/MS dos mutantes gerados.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MOITINHO, MARTA A.; SOUZA, DANILO T.; CHIARAMONTE, JOSIANE B.; BONONI, LAURA; MELO, ITAMAR S.; TAKETANI, RODRIGO G. The unexplored bacterial lifestyle on leaf surface. Brazilian Journal of Microbiology, v. 51, n. 3 MAY 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.