Busca avançada
Ano de início
Entree

Uso de etanol associado a líquidos iônicos no refino de óleos vegetais, e na produção e modificação das propriedades físicas de biodiesel

Processo: 17/21607-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Engenharia de Alimentos
Pesquisador responsável:Antonio José de Almeida Meirelles
Beneficiário:Marcela Cravo Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/21252-0 - Equilíbrio e processos de produção de biocombustíveis e bioprodutos, AP.TEM
Assunto(s):Equilíbrio sólido-líquido   Líquidos iônicos   Equilíbrio líquido-líquido   Propriedades físicas

Resumo

Estudos conduzidos nos últimos anos pelo grupo de pesquisa tem avaliado a efetividade do etanol nos processos de extração e refino de óleos vegetais. De fato, o etanol combina um bom desempenho quanto à capacidade de extração, boa seletividade, fácil recuperação, e baixa toxicidade. Na última década, líquidos iônicos (LIs) puros ou em misturas com outros solventes também tem sido avaliados na melhoria do rendimento de extração de biocompostos de interesse para as indústrias alimentos. O seu potencial oferece várias possibilidades quanto à concepção de novos métodos de extração e otimização desses processos. Associado à produção de óleos vegetais, o etanol também vem sendo empregado na produção de biodiesel. De fato, no contexto de uma biorefinaria integrada, a utilização de etanol na extração, refino e produção de biodiesel, pode ser uma alternativa econômica e sustentável. No entanto, a utilização de alguns catalisadores pode inviabilizar esse processo, com formação de sabão e baixa recuperação do glicerol. De modo análogo aos processos de extração, os LIs tem revelado resultados interessantes para mitigação desses problemas e melhoria dos rendimentos de produção. Além disso, podem promover a diminuição da sua temperatura de fusão do sistema, o que é interessante para viabilizar a produção de biodiesel com alto teor de compostos saturados. Este trabalho, portanto, tem como objetivo avaliar o uso integrado do etanol e de líquidos iônicos nos processos de extração e refino de óleos vegetais e produção de biodiesel dessas fontes, a partir da avaliação do comportamento de fases dos sistemas envolvidos nesses processos. Além disso, objetiva avaliar o impacto do uso dos líquidos iônicos nas propriedades físicas, viscosidade, densidade, e temperatura de fusão dos bioprodutos gerados. A partir desses dados será possível propor soluções aos problemas associados a esses processos alternativos, de modo a associar viabilidade econômica e menor impacto ambiental.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SHIOZAWA, SIMONE; FERREIRA, MARCELA C.; GONCALVES, DANIEL; MEIRELLES, ANTONIO J. A.; BATISTA, EDUARDO A. C. Liquid-Liquid Equilibrium Data for Systems Involving Triacylglycerols from (Soybean, Cottonseed, or Rice Bran) Oil plus Partial Acyiglycerols plus Anhydrous Ethanol at T=303.2 and 318.2 K. JOURNAL OF CHEMICAL AND ENGINEERING DATA, v. 64, n. 5, SI, p. 2153-2162, MAY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.