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Bilinguismo: classificação de erros em tarefa de nomeação rápida

Processo: 17/20005-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Clara Regina Brandão de Avila
Beneficiário:Esther Simonato dos Santos
Instituição-sede: Escola Paulista de Medicina (EPM). Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Campus São Paulo. São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Bilinguismo   Linguagem   Leitura   Acesso lexical

Resumo

O Bilinguismo é uma importante ferramenta para a comunicação, e pesquisas apontam que indivíduos bilíngues apresentam vantagens sobre o controle executivo, porém dificuldades de acesso lexical. A prova de Nomeação Rápida é utilizada para realizar a mensuração da velocidade de acesso lexical e um grande número de estudos sugere que a capacidade de nomeação rápida esteja relacionada com o desempenho na leitura. Este estudo tem como objetivo descrever e classificar os erros cometidos em tarefa de nomeação rápida executada por escolares brasileiros bilíngues (português-inglês) e monolíngues sem queixas de desenvolvimento, da faixa etária entre 7 e 9 anos. Será analisado o desempenho de 60 crianças bilíngues e 60 crianças monolíngues na prova de Nomeação Rápida, descrevendo e classificando os erros cometidos. Ao final, espera-se compreender se o bilinguismo pode interferir, e como, no processamento da informação fonológica relacionada ao acesso automático de palavras em bilíngues, corelacionando esse processo à habilidade de nomeação e à leitura. (AU)