Busca avançada
Ano de início
Entree

Reconhecimento de Padrões Evolutivo em Redes Complexas Biológicas

Processo: 18/00147-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Odemir Martinez Bruno
Beneficiário:Gisele Helena Barboni Miranda
Supervisor no Exterior: Bernard de Baets
Instituição-sede: Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Local de pesquisa: Ghent University (UGent), Bélgica  
Vinculado à bolsa:15/05899-7 - Reconhecimento de padrões em redes complexas por meio de autômatos, BP.DR
Assunto(s):Reconhecimento de padrões

Resumo

Muitos sistemas biológicos podem ser representados como redes complexas. Em contraste às abordagens já estabelecidas que analisam essas redes com base em suas propriedades estruturais, as redes também podem ser estudadas investigando-se os padrões obtidos por meio de um sistema dinâmico discreto modelado sobre essas redes. Entre as ferramentas computacionais e matemáticas para o estudo de sistemas complexos estão os autômatos celulares. Combinados com as redes, essas ferramentas podem ser usadas para mapear a relação entre a arquitetura da rede e seu impacto nos padrões evoluídos por esse sistema dinâmico, espacial e discreto. O objetivo desta proposta é desenvolver métodos evolutivos para a caracterização da topologia da rede, dando atenção especial às topologias que são comuns entre as redes biológicas. Mais precisamente, os padrões espaço-temporais serão usados para caracterizar diferentes topologias de rede a fim de realizar tarefas de classificação no contexto do reconhecimento de padrões. Várias redes biológicas estão sendo consideradas ao longo do projeto, a fim de reunir conhecimentos acerca da análise evolutiva das redes em diferentes domínios, como a disseminação espaço-temporal de gripe na Bélgica e redes de fungos, que representam as conexões entre as hifas individuais por meio da análise de imagens microscópicas. Portanto, buscamos contribuir com a caracterização de redes através do estudo e análise dos sistemas biológicos em questão, representados como redes, através do uso dos descritores de rede propostos.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MIRANDA, GISELE H. B.; BAETENS, JAN M.; BOSSUYT, NATHALIE; BRUNO, ODEMIR M.; DE BAETS, BERNARD. Real-time prediction of influenza outbreaks in Belgium. EPIDEMICS, v. 28, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.