Busca avançada
Ano de início
Entree

Determinação de trajetórias ótimas na dinâmica do problema restrito de três ou quatro corpos considerando órbita de chegada elíptica

Processo: 17/17115-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 03 de julho de 2018
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Aeroespacial - Dinâmica de Vôo
Pesquisador responsável:Sandro da Silva Fernandes
Beneficiário:Luiz Arthur Gagg Filho
Instituição-sede: Divisão de Ciências Fundamentais (IEF). Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Ministério da Defesa (Brasil). São José dos Campos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/24561-0 - A relevância dos pequenos corpos em dinâmica orbital, AP.TEM
Assunto(s):Dinâmica orbital   Trajetórias e órbitas   Terra (planeta)   Lua   Marte   Gravidade

Resumo

Este projeto de pesquisa tem como objetivo principal o estudo de transferências ótimas impulsivas na dinâmica dos problemas restritos de três ou quatro corpos com aplicação a missões lunares e interplanetárias, incluindo manobras de swing-by. O problema básico de otimização consiste em transferir um veículo espacial de uma órbita circular baixa ao redor da terra para uma órbita elíptica ao redor da lua ou de um planeta (Marte) mediante a aplicação de dois impulsos (mudanças instantâneas de velocidade) de forma a minimizar o consumo de combustível da missão. Destaca-se que a dinâmica do problema restrito de três ou quatro corpos também irá envolver as excentricidades das órbitas da terra, da lua ou do planeta destino. Como extensão das missões lunares considerando modelos tridimensionais, as missões terra-terra com uma passagem próxima à lua serão estudadas. Devido à grande economia de combustível produzida por tal manobra, esta pode ser utilizada em diversas aplicações como, por exemplo, em inserir satélites em órbitas de alta inclinação e elevada excentricidade como a órbita Molniya. Técnicas do gradiente - método do gradiente e método do gradiente com restauração - serão empregadas na determinação das soluções ótimas. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GAGG FILHO, LUIZ ARTHUR; FERNANDES, SANDRO DA SILVA. A lunar flyby for a tridimensional Earth-to-Earth mission. ACTA ASTRONAUTICA, v. 151, p. 228-242, OCT 2018. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.