Busca avançada
Ano de início
Entree

Influência da estrutura da paisagem nos padrões de movimento e na densidade populacional do Cachorro-do-Mato (Cerdocyon thous)

Processo: 16/11595-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 30 de setembro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Milton Cezar Ribeiro
Beneficiário:Claudia Zukeran Kanda
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Rio Claro. Rio Claro, SP, Brasil
Assunto(s):Ecologia da paisagem   Heterogeneidade   Habitat   Carnívoros   Cerdocyon thous

Resumo

A estrutura da paisagem pode influenciar na organização espacial de uma população por modificar a disponibilidade e acessibilidade dos recursos. O movimento do indivíduo é a propriedade estrutural da organização espacial de uma população e sua formação pode ser influenciada pela distribuição heterogênea de habitat e pela densidade populacional. O objetivo desta pesquisa é entender como a estrutura da paisagem influencia o uso do espaço e a densidade populacional de um carnívoro generalista. Dessa forma, estamos monitorando indivíduos de Cachorro-do-Mato (Cerdocyon thous) por colares GPS e a sua densidade populacional por armadilhas fotográficas em diferentes condições de configuração espacial e de quantidade de cobertura de floresta e, consequentemente de borda floresta/campo. Apesar de o Cachorro-do-Mato ser considerado uma espécie generalista de habitat, diversos estudos indicam a importância de vegetações florestais para a sobrevivência da espécie. O projeto é composto por três capítulos e avaliará: i) o padrão de atividade e a seleção de habitat ao longo das horas do dia em diferentes paisagens; ii) o tamanho e a sobreposição de áreas de vida de fêmeas e machos em diferentes paisagens e; iii) a influência da estrutura da paisagem na densidade populacional da espécie e nos padrões de movimento de uso do espaço. Neste estudo serão utilizados dados de movimentos de 32 indivíduos de Cachorro-do-Mato, sendo que 23 já foram monitorados com colares GPS. Estudos que contribuem para a compreensão da ecologia de espécies mais generalistas podem aprimorar estratégias de conservação, uma vez que muitas vezes estas espécies ocorrem em diferentes habitats e assim, são responsáveis pelo desempenho e manutenção de processos ecológicos essenciais de diversos ecossistemas. Nesse sentido, a espécie foco do estudo exerce ampla extensão em suas funções ecológicas, como a dispersão de sementes e controle populacional de presas de pequeno porte, por ocorrer desde paisagens naturais a paisagens antrópicas. Além disso, o resultado do estudo permitirá a geração de modelos preditivos de movimento da espécie, permitindo avaliar futuramente a contribuição da espécie para a manutenção de funções ecológicas de maneira espacialmente explícita. Este projeto faz parte do projeto internacional entre FAPESP & Finlândia (processo 2013/50421-2), sendo parte do estudo de doutorado já financiado por este. Além disso, o projeto de doutorado foi contemplado pelo edital universal do CNPq com R$ 60.000 para a sua execução. (AU)

Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.