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Conhecimento de gestores da educação infantil sobre aceleração para alunos com altas habilidades/superdotação

Processo: 17/08994-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de fevereiro de 2018
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2019
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Rosemeire de Araújo Rangni
Beneficiário:Paula Paulino Braz
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Educação infantil   Educação especial   Aceleração   Superdotados
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:aceleração | Altas Habilidades | Educação Infantil | Superdotação | Educação Especial

Resumo

A aceleração é uma prática educacional que objetiva adequar o nível de conhecimento do aluno com altas habilidades/superdotação a um contexto curricular ajustado a suas necessidades. Ela permite que o aluno avance na seriação escolar, seguindo seu ritmo de desempenho. Contudo, essa prática pode ser confundida com o ajuste da idade cronológica de alunos defasados ou repetentes, deixando de lado sua verdadeira função. O presente estudo tem o objetivo principal verificar e analisar a existência de conhecimento de gestores de duas escolas de educação infantil sobre a aceleração de alunos com altas habilidades/superdotação. Como objetivos específicos verificar se os gestores conhecem as modalidades de aceleração para alunos com altas habilidades/superdotação e averiguar se os gestores demonstram-se favoráveis ou não quanto à aceleração. Trata-se de uma pesquisa descritiva de caráter qualitativo que fará uso do questionário para a coleta de dados. (AU)

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