Busca avançada
Ano de início
Entree

A produção científica de 2006 a 2018 em periódicos sobre publicidade e relações interculturais entre países e comparações da publicidade da Coréia do sul, do oriente e do Brasil

Processo: 17/14560-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de janeiro de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Comunicação - Relações Públicas e Propaganda
Pesquisador responsável:Eneus Trindade Barreto Filho
Beneficiário:Thaís Cancian Cortesia
Instituição-sede: Escola de Comunicações e Artes (ECA). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Interculturalidade   Propaganda   Consumo   Produção científica   Estudo comparativo   Brasil   Coreia do Sul

Resumo

Este projeto de IC busca fornecer suporte ao projeto-mãe "Tendências da Pesquisa em Publicidade e Consumo no Brasil - 2006 a 2018: a construção de um subcampo da pesquisa em comunicação", por meio do estudo analítico-comparativo da comunicação publicitária em países do mundo, com enfoque principal em países asiáticos, como a Coreia do Sul e o Japão, em diálogo com o Brasil e com outros países do Ocidente, de modo a destacar propriedades, configurações, distintivos e tendências interculturais. Paralelamente, procura analisar as influências da publicidade e propaganda no comportamento de consumo, seus papeis de conexão intercultural em meio a veículos midiáticos de comunicação e de fortalecimento da globalização, e sua inserção, presença e atuação marcante na indústria do entretenimento. Para tanto, periódicos brasileiros que exploram a temática da publicidade e as relações interculturais que nela existem serão investigados como parte do embasamento teórico, apoiando-se também nas ideias, teorias e conceitos de intelectuais da comunicação social. (AU)