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Gênero e preservação: diferentes expressões nos modos de morar

Processo: 17/17330-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Data de Início da vigência: 01 de março de 2018
Data de Término da vigência: 30 de agosto de 2018
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Sabrina Studart Fontenele Costa
Beneficiário:Thays Teixeira Guimarães
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):História da arte   Patrimônio cultural   Estudos de gênero   Casas   Habitação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:arquitetura residencial | domesticidade | Estudos de Gênero | História da Arte | patrimonio cultural | História da arquitetura e do urbanismo

Resumo

A seguinte pesquisa dedica-se ao estudo dos registros das práticas domésticas sob uma perspectiva de gênero. O estudo é feito através da análise principal de três espaços distintos: a Casa de Dona Yayá, o Museu Frida Kahlo e a E1027, situadas em São Paulo, na Cidade do México e em Roquebrune-Cap-Martin, respectivamente. Os ambientes em que as residências mencionadas estão inseridas são contextualmente e fisicamente distintos, o que permite uma perspectiva mais ampla para compará-las. Através desta pesquisa, se percebe a discussão de gênero praticamente intrínseca ao espaço doméstico. Assim, procura-se entender a narrativa construída em cada uma das residências uma vez que elas mostram muito dos rituais e modos de pensar e viver de seus habitantes. Aslihan (2009) afirma que as casas são laboratórios domésticos da vida cotidiana e dos rituais privados de seus habitantes, o que contribui para a motivação em transformar espacialmente as casas em museus. O debate sobre as diferentes expressões de habitabilidade bem como sobre os processos de conservação e intervenção que tomaram posse em tais ambientes é feito através de uma comparação entre instituições casa-museu e da análise do programa expográfico. Sobretudo, foram escolhidas residências da primeira metade do século XX, devido às notáveis mudanças nos padrões de organização doméstica e do papel das mulheres nestes ambientes internos - período também de ingresso das mulheres no domínio público. Para avançar a discussão sobre a pequena porcentagem de mulheres dentre as personalidades que tiveram suas trajetórias preservadas através de museus-biográficos, a pesquisa se apresenta sob a perspectiva de mulheres centrais na formação do programa doméstico sejam elas arquitetas ou usuárias. (AU)

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