Busca avançada
Ano de início
Entree

Resposta à disponibilidade de fósforo em plântulas de espécies de Eucalyptus: crescimento e características fotossintéticas das folhas

Processo: 17/21738-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de dezembro de 2017
Vigência (Término): 30 de novembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:Sara Adrian Lopez de Andrade
Beneficiário:Samir Bichara
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/25498-0 - Eficiência de uso de fósforo em Eucalyptus e os mecanismos fisiológicos e genéticos envolvidos, AP.TEM
Assunto(s):Nutrientes minerais do solo   Clorofila   Antocianinas   Fluorescência   Fósforo   Eucalipto

Resumo

O fósforo (P) é essencial às plantas por fazer parte de moléculas vitais e atuar em vários processos metabólicos e fisiológicos. Portanto, a função e a produção vegetal são dependentes da disponibilidade deste elemento. A deficiência de P é um estresse biótico comum que ocorre em diversas regiões do mundo e que pode limitar o crescimento vegetal. O eucalipto é uma importante cultura florestal, com significativo impacto econômico no Brasil, cujas plantações apresentam frequentemente demanda de P, dada a alta capacidade de retenção de P de muitos dos solos do país, os quais são muito intemperizados e lixiviados. O presente projeto tem como objetivo avaliar a resposta de diferentes espécies de eucalipto à disponibilidade de P no solo, por meio de avaliação de parâmetros não destrutivos durante o período de crescimento dos eucaliptos. Propõe-se, a exploração da diversidade fenotípica de 24 espécies de eucaliptos do gênero, avaliando-se a resposta em termos de crescimento em altura, número de folhas, diâmetro do caule e de características fotossintéticas das folhas, como eficiência fotoquímica e conteúdo de clorofilas, antocianinas e flavonoides. Estas avaliações serão de grande importância para a definição de espécies quanto a sua eficiência no uso do P e a sua responsividade ao fornecimento deste elemento dentro do projeto temático no qual se insere esta proposta. Este temático tem como objetivo avaliar a resposta de espécies quanto à resposta à suficiência de P, mas que sejam diferentes na habilidade de adquirir P do solo quando em condições de deficiência, e estudar os mecanismos fisiológicos e moleculares envolvidos. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
BULGARELLI, RAFAELA GAGETI; DE OLIVEIRA SILVA, FRANKLIN MAGNUM; BICHARA, SAMIR; ANDRADE, SARA ADRIAN L.; MAZZAFERA, PAULO. Eucalypts and low phosphorus availability: between responsiveness and efficiency. PLANT AND SOIL, v. 445, n. 1-2, SI OCT 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.