Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeitos da dor experimental e anestesia local na excitabilidade motora cortical e sua relação com a sensibilidade muscular

Processo: 18/00614-2
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 15 de abril de 2018
Vigência (Término): 14 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Leonardo Rigoldi Bonjardim
Beneficiário:Yuri Martins Costa
Supervisor no Exterior: Peter Svensson
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Local de pesquisa : Aarhus University, Dinamarca  
Vinculado à bolsa:15/09913-4 - Efeito das aferências cutâneas no perfil somatossensorial mecânico da dor miofascial mastigatória, BP.PD
Assunto(s):Dor facial   Estimulação magnética transcraniana   Anestesia local

Resumo

A relação precisa entre dor e função motora mandibular ainda não é totalmente clara e diferentes modelos têm sido propostos para explicar essa relação. A estimulação magnética transcraniana (EMT) usa indução eletromagnética para produzir respostas neuronais e têm siso amplamente aplicada para avaliar a integridade funcional das vias cortico-espinhais relacionadas ao controle do motor. O objetivo principal deste estudo é investigar a representação e modulação da atividade motora cortical sob o efeito da dor muscular experimental e anestesia local e o objetivo secundário é avaliar a possível relação entre a representação e excitabilidade motora cortical e a sensibilidade muscular. Sessenta participantes saudáveis serão divididos em três grupos de acordo com o tipo de injeção que será aplicada no masseter direito: 1) grupo de dor experimental (grupo NGF) onde os participantes receberão uma injeção de fator de crescimento neural (5 microgramas em 0,2 ml ) para induzir sensibilização muscular; 2) grupo de bloqueio nervoso experimental (grupo do bloqueio do nervo) onde os participantes receberão 1 mL de lidocaína 0,5%; 3) grupo controle, onde os participantes receberão 1 mL de solução estéril de salina isotônica. As variáveis potencial motor evocado do masseter, entropia do masseter, i.e., sensibilidade mecânica da dor aos estímulos de pressão e padrão de referência serão avaliadas em dois momentos: avaliação inicial (antes da injeção) e pós-injeção, que ocorrerá 10 min após a injeção para o bloqueio do nervo e grupo controle e 48 horas para o grupo NGF. Um modelo de ANOVA misto será aplicado para avaliar as diferenças médias das variáveis. O nível de significância adotado será de 5% (p = 0,050).

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
COSTA, YURI M.; EXPOSTO, FERNANDO G.; KOTHARI, MOHIT; CASTRILLON, EDUARDO E.; CONTI, PAULO CESAR R.; BONJARDIM, LEONARDO R.; SVENSSON, PETER. Masseter corticomotor excitability is decreased after intramuscular administration of nerve growth factor. EUROPEAN JOURNAL OF PAIN, v. 23, n. 9 JULY 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.