Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel de TFEB/3 em resposta à limitação de nutrientes em melanomas MITF positivos e negativos

Processo: 17/26148-5
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 18 de junho de 2018
Vigência (Término): 17 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia - Citologia e Biologia Celular
Pesquisador responsável:Silvya Stuchi Maria-Engler
Beneficiário:Érica Aparecida de Oliveira
Supervisor no Exterior: Colin Goding
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Oxford, Inglaterra  
Vinculado à bolsa:16/16554-3 - Genes emergentes na progressão e quimiorresistência do melanoma, BP.PD
Assunto(s):Cultura de células   Melanoma

Resumo

No câncer, a heterogeneidade fenotípica intra-tumoral imposta por um microambiente dinâmico é cada vez mais reconhecida como uma fonte de resistência aos fármacos e de disseminação metastática. O microambiente in vivo é altamente complexo e as células cancerosas são expostas a uma ampla gama de estresse, incluindo a limitação de oxigênio e nutrientes. A capacidade das células de responder aos estresses encontrados é fundamental para a sua sobrevivência, e focar em seus mecanismos adaptativos provavelmente terá benefícios terapêuticos substanciais. Um mecanismo adaptativo chave em resposta à limitação de nutrientes é a translocação para o núcleo dos fatores de transcrição TFEB e TFE3 que aumentam a autofagia, a biogênese do lisossoma e a absorção de nutrientes enquanto também retarda o ciclo celular para reduzir a demanda de nutrientes. Propomos examinar o papel do TFEB e do TFE3 utilizando um modelo de melanoma em que a mudança de fenótipo conduzida por mudanças na expressão do Fator MITF relacionado ao TFEB / 3 está bem caracterizada. Especificamente, identificaremos o papel de TFEB / 3 em melanoma usando sistemas de cultura 3D e reconstruções de pele 3D e determinaremos seu repertório de genes alvo em resposta a diferentes estímulos que induzem a translocação nuclear. Nós prevemos que os genes regulados pelo TFEB / TFE3 em resposta à limitação da glicose serão diferentes dos direcionados em resposta à baixa glicose. Os resultados fornecerão uma visão chave sobre o papel no câncer desses fatores-chave que provavelmente desempenham um papel crítico, mas não reconhecido, na progressão do tumor.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
SANDRI, SILVANA; WATANABE, LUIS R. M.; DE OLIVEIRA, ERICA APARECIDA; FAIAO-FLORES, FERNANDA; MIGLIORINI, SILENE; TIAGO, MANOELA; FELIPE-SILVA, ALOISIO; VAZQUEZ, VINICIUS DE LIMA; SOUZA, PAOLA DA COSTA; LOPES CONSOLARO, MARCIA EDILAINE; CAMPA, ANA; MARIA-ENGLER, SILVYA STUCHI. Indoleamine 2,3-dioxygenase in melanoma progression and BRAF inhibitor resistance. PHARMACOLOGICAL RESEARCH, v. 159, SEP 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.