Busca avançada
Ano de início
Entree

Detecção experimental de danos não lineares em sistemas não lineares incertos

Processo: 17/24977-4
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado Direto
Vigência (Início): 01 de agosto de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Mecânica dos Sólidos
Pesquisador responsável:Samuel da Silva
Beneficiário:Luis Gustavo Giacon Villani
Supervisor no Exterior: Michael Douglas Todd
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEIS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Ilha Solteira. Ilha Solteira , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of California, San Diego (UC San Diego), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/25676-2 - Detecção robusta de danos em sistemas não lineares incertos, BP.DD
Assunto(s):Integridade estrutural   Sistemas não lineares   Incerteza   Equações de Volterra   Método de Monte Carlo

Resumo

A versão estocástica das séries de Volterra em tempo discreto, identificada com base em sinais de entrada/saída, pode ser utilizada como modelo mecânico-matemático no procedimento de detecção de danos, considerando sistemas inicialmente não lineares, com incertezas. O procedimento apresentou resultados interessantes utilizando dados simulados e simulações pelo método de Monte Carlo. No entanto, a aplicação experimental da abordagem é essencial para estudar seu desempenho. Esta proposta visa a realização de detecção de danos em estruturas que vibram em regime de movimento não linear, mesmo em condições de referência, considerando a presença de incertezas e dados experimentais. Os experimentos deverão ser realizados no estágio de pesquisa em uma viga com comportamento não linear sujeita à propagação de trincas (dano não linear), considerando a possível variação de dados. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
VILLANI, LUIS G. G.; DA SILVA, SAMUEL; CUNHA JR, AMERICO; TODD, MICHAEL D. Damage detection in an uncertain nonlinear beam based on stochastic Volterra series: An experimental application. MECHANICAL SYSTEMS AND SIGNAL PROCESSING, v. 128, p. 463-478, AUG 1 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.