Busca avançada
Ano de início
Entree

A inundação pelas marés altera a densidade e estrutura populacional do caranguejo-uçá, Ucides cordatus (Brachyura, Ocypodidae)? Um estudo em manguezal do Parque Nacional do Superagui (PR, Brasil)

Processo: 17/22770-3
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Zoologia - Morfologia dos Grupos Recentes
Pesquisador responsável:Marcelo Antonio Amaro Pinheiro
Beneficiário:Marcio Camargo Araujo João
Instituição-sede: Instituto de Biociências (IB-CLP). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus Experimental do Litoral Paulista. São Vicente , SP, Brasil
Assunto(s):Inundações   Manguezais   Densidade populacional   Crustacea   Caranguejo   Brachyura

Resumo

Estudos sobre a biologia de Ucides cordatus sugerem alterações em seus parâmetros populacionais, devido às variações de fatores abióticos, eventos esperados pelas mudanças climáticas. Assim, o presente estudo avaliará a densidade e estrutura populacional deste braquiúro, em função da inundação pelas marés. Os parâmetros populacionais serão confrontados espacialmente (margem vs. "apicum") em uma área de manguezal (Parque Nacional do Superagui), com base nos distintos níveis de inundação pelas marés, assim como sazonalmente (verão vs. inverno). Um total de cinco quadrados amostrais (5x5m) foram utilizados, tanto na margem como no apicum, com registro da densidade (método indireto, por contagem do número de galerias) e estrutura populacional (histogramas de frequência, convertendo o diâmetro das galerias para o tamanho do animal). A inundação de cada área será medida pela altura do "Bostrychietum" associado ao tronco de cinco árvores por quadrado amostral. As variáveis populacionais serão submetidas à análise de normalidade e homocedasticidade, bem como a testes estatísticos para constatação de possíveis contrastes espaciais e sazonais. Além disso, eles serão confrontados ao nível de inundação (variável dependente), pelo coeficiente de correlação de Spearman. A influência da inundação sobre os parâmetros populacionais de U. cordatus, auxiliará a entender os principais impactos causados pelas mudanças climáticas, colaborando para futuras políticas de manejo desta espécie. (AU)