Busca avançada
Ano de início
Entree

Biomodificação da dentina com nanopartículas de quitosana fosforilada (NanoQF) após remoção seletiva da lesão de cárie com laser de Er:YAG: Avaliação das propriedades antimicrobianas e físico-químicas.

Processo: 17/11582-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2022
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Pesquisador responsável:Silmara Aparecida Milori Corona
Beneficiário:Fabiana Almeida Curylofo Zotti
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (FORP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/04807-2 - Função das proantocianidinas como nucleadores de biomineralização da dentina, BE.EP.PD
Assunto(s):Nanopartículas   Dentística   Cárie dentária   Dentina

Resumo

Diante dos benefícios da remoção seletiva da lesão de cárie com laser Er:YAG e na tentativa de estabilizar a estrutura de colágeno dentinário a fim de possibilitar melhora na integridade mecânica da dentina afetada por cárie, torna-se relevante avaliar in vitro o efeito da remoção seletiva da lesão de cárie com laser de Er:YAG e a biomodificação da dentina com um composto experimental de quitosana fosforilada em nanopartículas (NanoQF). Serão realizadas: análise microbiológica da dentina, análise da composição química da dentina, análise da microdureza da subsuperfície dentinária, análise da resistência de união ao microcisalhamento e análise da morfologia da interface adesiva após 24 h e 18 meses de degradação hidrolítica. A amostra será composta por 224 terceiros molares humanos submetidos à indução de lesão de cárie pelo método microbiológico. Será realizada a remoção seletiva da lesão de cárie por meio do laser Er:YAG (250mJ/4Hz) ou broca em baixa-rotação (método convencional). Os dentes serão divididos de acordo com a biomodificação da dentina: sem biomodificação (controle) ou NanoQF por 1 min. As amostras serão submetidas a avaliação microbiológica por meio da contagem de unidades formadoras de colônias de Streptococcus mutans (n=10), análise da microdureza na subsuperfície dentinária em diferentes profundidades (30, 60, 90 e 120 µm da superfície) (n=10) e análise dos picos de absorção dos grupos fosfato, carbonato, bandas da matriz orgânica e água (n=10) por meio de FTIR. Todas as análises serão realizadas após indução da lesão de cárie, após a remoção seletiva da lesão de cárie e após a biomodificação da dentina. Para análise de resistência de união, os espécimes receberão sistema adesivo (Single Bond Universal-3M) e resina composta (Z250-3M), e serão submetidos envelhecimento hidrolítico por 24h ou 18 meses. Após, serão submetidos a análise de resistência de união ao microcisalhamento (n=10) e análise da interface adesiva por meio de MEV (n=3). A seleção dos testes estatísticos será baseada nas características dos conjuntos de dados de cada variável, como aderência a curva normal e homocedasticidade. As inferências estatísticas serão feitas considerando-se o nível de significância de 5%.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias (0 total):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DE SOUZA, JOSE CAETANO; TEDESCO, ANTONIO CLAUDIO; UNTEN TAKAHASHI, LUANDRA APARECIDA; CURYLOFO-ZOTTI, FABIANA ALMEIDA; SOUZA-GABRIEL, ALINE EVANGELISTA; MILORI CORONA, SILMARA APARECIDA. Influence of nanoparticulated chitosan on the biomodification of eroded dentin: clinical and photographic longitudinal analysis of restorations. JOURNAL OF MATERIALS SCIENCE-MATERIALS IN MEDICINE, v. 32, n. 1 JAN 20 2021. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.