Busca avançada
Ano de início
Entree

Quantificação do destino e processo de retenção do glyphosate em solos de textura contrastante envelhecidos com biochar

Processo: 17/24799-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de fevereiro de 2018
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Kassio Ferreira Mendes
Beneficiário:Cássio de Souza Almeida
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Sorção   Biodegradação   Glifosato   Materiais carbonáceos   Herbicidas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:herbicida | material carbonáceo | persistência | sorção | Comportamento de Herbicidas no Ambiente

Resumo

O glyphosate é um herbicida de amplo espectro de ação aplicado em pós-emergência e não seletivo, sendo o mais utilizado em todo o mundo. Diante do exporto, a adição de biochar (carvão vegetal) tem ganhado reconhecimento pela sua capacidade de alta sorção de herbicidas, influenciando na biodisponibilidade e efeito residual no solo para as plantas daninhas, interferindo negativamente no manejo químico. Portanto, ainda é limitado o conhecimento sobre o comportamento do glyphosate em solos tropicais brasileiros alterados com biochar envelhecidos. Baseando-se nisso o objetivo do estudo será avaliar a quantificação do destino e processo de retenção do glyphosate em solos de textura contrastante envelhecidos com biochar derivado de Eucalipto. As amostras de solo serão coletadas da camada superficial (0-10 cm) de áreas cultivadas em dois locais diferentes com textura contrastante, não tratado com glyphosate nos últimos três anos. O biochar, será adicionado no solo a 0 (controle - não modificado) e 1%, correspondente a 0 e 12 t ha-1, respectivamente. O período de envelhecimento do biochar será de 0, 30, 90 e 180 dias após a aplicação. Os estudos de biodegradação serão realizados com 14C-glyphosate possibilitando quantificar os resíduos extraídos (produto parental e metabólitos), resíduos ligados e mineralização aos 1, 2, 4, 8, 12, 24, 36 e 54 dias após aplicação, com consecutivo estudo de sorção-dessorção. O presente estudo proporcionará informações para o entendimento do destino e retenção do glyphosate nos solos modificados com biochar envelhecido, bem com a sua possível biodisponibilidade às plantas daninhas e impactos ao meio ambiente. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
JUNQUEIRA, LEONARDO VILELA; MENDES, KASSIO FERREIRA; DE SOUSA, RODRIGO NOGUEIRA; ALMEIDA, CASSIO DE SOUZA; ALONSO, FELIPE GIMENES; TORNISIELO, VALDEMAR LUIZ. Sorption-desorption isotherms and biodegradation of glyphosate in two tropical soils aged with eucalyptus biochar. ARCHIVES OF AGRONOMY AND SOIL SCIENCE, v. 66, n. 12, . (16/17683-1, 17/24799-9)

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.