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Otimização de fornos de reaquecimento utilizados na indústria siderúrgica

Processo: 17/08975-1
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia Mecânica - Engenharia Térmica
Pesquisador responsável:João Andrade de Carvalho Junior
Beneficiário:Diego Jhovanny Mariños Rosado
Instituição-sede: Faculdade de Engenharia (FEG). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Guaratinguetá. Guaratinguetá , SP, Brasil
Assunto(s):Indústria siderúrgica   Combustão   Combustíveis   Aquecimento   Reaquecimento

Resumo

O presente plano de pesquisa propõe poupar combustível nos fornos de reaquecimento da indústria siderúrgica por pré-aquecimento do ar de combustão e/ou enriquecimento com oxigênio, assim como pelo pré-aquecimento da carga.Os parâmetros mais importantes no funcionamento de fornos de reaquecimento serão identificados realizando uma revisão bibliográfica focando nos livros de texto de combustão e de fornos em geral, e nos artigos científicos experimentais publicados em jornais internacionais. Uma vez identificados tais parâmetros as informações serão sistematizadas para caracterizar as diferentes alternativas que se apresentam no poupança de combustível em tais fornos. O pré-aquecimento da carga pode ser realizado utilizando o calor remanente nos gases de combustão que saem do forno, fornecendo uma área de transferência de calor entre a carga e tais gases. O pré-aquecimento do ar é geralmente feito para poupar combustível nos processos de combustão, o enriquecimento com oxigénio aumenta a temperatura dos gases de combustão ajudando dessa forma a poupar combustível. Ao aumentar a concentração de oxigênio no ar de combustão, além de aumentar a temperatura da chama, aumentam também as taxas de transferência de calor e a eficiência do processo de combustão. Ambas as propostas serão avaliadas com a finalidade de melhorar o processo de combustão, aumentar a estabilidade do forno, reduzir as emissões, aumentar a produção, e reduzir os custos e consumo de combustível.Na revisão bibliográfica será realizada uma coleta de dados de combustível, ar, gases de combustão e outros parâmetros importantes. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MARIFIOS ROSADO, DIEGO J.; ROJAS CHAVEZ, SAMIR B.; DE CARVALHO, JR., JOAO A.; CHUCUYA HUALLPACHOQUE, ROBERTO C. Comparison between the steam compression refrigeration system with intercooler and with compressor scale system: A case study. ENERGY CONVERSION AND MANAGEMENT, v. 183, p. 406-417, MAR 1 2019. Citações Web of Science: 1.

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