Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento da cor em caldo de cana-de-açúcar tratado por eletrocoagulação

Processo: 18/01452-6
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Doutorado
Vigência (Início): 19 de março de 2018
Vigência (Término): 13 de setembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Tecnologia de Alimentos
Pesquisador responsável:Claudio Lima de Aguiar
Beneficiário:Felipe Iwagaki Braga Ogando
Supervisor no Exterior: Francisco Jose Heredia Mira
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad de Sevilla (US), Espanha  
Vinculado à bolsa:16/05123-1 - Clarificação do caldo de cana-de-açúcar livre de compostos reduzidos de enxofre (TRs) por oxidação eletroquímica com e-fenton, BP.DR
Assunto(s):Cana-de-açúcar   Eletrocoagulação   Cor   Compostos fenólicos

Resumo

Cor é o principal parâmetro de qualidade do caldo de cana-de-açúcar, uma vez que está diretamente ligado ao valor do açúcar cristal. Entretanto, o controle (sulfitação) e monitoramento (análises laboratoriais) da cor pelas usinas de açúcar possuem problemas. Eletrocoagulação é um processo alternativo devido a não geração de resíduos e a aplicação em outros compostos. Enquanto que para o monitoramento, a computação visual e sistemas inline trariam maior competitividade para o setor. Assim, o estágio no exterior tem como objetivo avaliar a redução de cor do caldo de cana-de-açúcar tratado pela eletrocoagulação. Três cinéticas de degradação de cor (duração de 1h) serão avaliadas usando 25, 30 e 35V, com coletas de amostras a cada 10 min. As amostras serão analisadas em espectrofotômetro no comprimento de onda da luz visível (380-780 nm) e, em seguida, será determinado o espaço de cor Lab (CIELAB) para o monitoramento da cor. A quantificação e identificação de compostos fenólicos (pigmentos da cana-de-açúcar) será por cromatografia líquida com detector UV-Vis photodiode-array e coluna C18. Folin-Ciocalteu será usado para determinar a concentração total de compostos fenólicos. Os resultados serão analisados através do teste de Tukey (p < 0,05) e análise estatística descritiva. Por fim, a árvore de decisão será aplicada para discriminar as amostras ao longo das cinéticas de eletrocoagulação.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OGANDO, FELIPE IWAGAKI BRAGA; DE AGUIAR, CLAUDIO LIMA; NAPOLITANO VIOTTO, JOAO VITOR; JOSE HEREDIA, FRANCISCO; HERNANZ, DOLORES. Removal of phenolic, turbidity and color in sugarcane juice by electrocoagulation as a sulfur-free process. Food Research International, v. 122, p. 643-652, AUG 2019. Citações Web of Science: 2.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.