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Modelos e experiências de jornada escolar na União Europeia: contribuições para a análise das políticas de educação integral em tempo integral no Brasil

Processo: 17/23541-8
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Pesquisa
Vigência (Início): 01 de julho de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Cláudia da Mota Darós Parente
Beneficiário:Cláudia da Mota Darós Parente
Anfitrião: Lujan Lazaro Herrero
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universidad de Salamanca (USAL), Espanha  
Assunto(s):Educação integral   Educação comparada   Política educacional

Resumo

O presente projeto tem como objetivo analisar, descrever e categorizar modelos e experiências de jornada escolar implementados na educação primária pública de países-membros da União Europeia, de modo a contribuir para a análise das políticas de educação integral em tempo integral no Brasil. São objetivos específicos da pesquisa: construir quadros analítico-conceituais que sistematizem modelos e experiências de jornada escolar de países da União Europeia; conhecer, descrever e sistematizar modelos específicos de jornada escolar de alguns países da União Europeia; construir proposta de referencial analítico de políticas de educação integral em tempo integral. A análise da jornada escolar dos países da União Europeia será feita com base nos fundamentos da Educação Comparada, articulando-se alguns princípios da abordagem sociohistórica e da abordagem sociodinâmica. O estudo apresenta-se com um enfoque quanti-qualitativo, e seguirá algumas fases do método comparativo clássico quais sejam: pré-descritiva, descritiva, interpretativa, justaposição, comparação e prospecção. Este projeto de pesquisa, por meio da delimitação do objeto de estudo com foco na descrição, análise e categorização das jornadas escolares dos países-membros da União Europeia, consolida a fase pré-descritiva. A análise documental (fase descritiva) será feita com base nos dados disponíveis e atualizados da Eurydice Network, rede que tem como objetivo sistematizar e fornecer informações sobre os diferentes países da União Europeia. Entretanto, o principal foco desta pesquisa é conhecer de perto alguns modelos e experiências de jornada escolar. Portanto, além da pesquisa documental e bibliográfica será realizada pesquisa de campo para aprofundar alguns modelos e experiências de jornada escolar de dois países: Espanha e Portugal (fase descritiva e interpretativa). A categorização e a tipologização dos modelos de jornada escolar encontrados na União Europeia (fases de interpretação, justaposição e comparação) terá como referência inicial adaptações da tipologia de políticas de educação integral em tempo integral que criei em 2016 (PARENTE, 2016b). Nesse exercício de educação comparada será possível criar novas perspectivas analíticas, conceituais e políticas que poderão auxiliar na análise dos modelos e experiências brasileiras (fase prospectiva). A presente pesquisa relaciona-se diretamente à minha trajetória acadêmico-profissional e às pesquisas que desenvolvi sobre a temática dos tempos escolares nos últimos 15 anos. Além das atividades relacionadas à pesquisa citada, estão previstas as seguintes ações: participação em Grupo de Pesquisa, apresentação de trabalhos com resultados da pesquisa em eventos acadêmicos, realização de palestras sobre modelos, experiências e pesquisas de educação integral em tempo integral no Brasil, produção de relatório parcial e final de pesquisa e elaboração de artigos com resultados da pesquisa.