Busca avançada
Ano de início
Entree

Estudos de permeação através do folículo piloso de formulações tópicas contendo ácido cafeico

Processo: 17/07052-7
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Iniciação Científica
Vigência (Início): 05 de março de 2018
Vigência (Término): 03 de julho de 2018
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Farmácia - Análise e Controle de Medicamentos
Pesquisador responsável:Marcos Antonio Corrêa
Beneficiário:Lia Carolina Oliveira dos Santos
Supervisor no Exterior: Ana Melero Zaera
Instituição-sede: Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCFAR). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Local de pesquisa : Universitat de València, Espanha  
Vinculado à bolsa:16/07496-0 - Desenvolvimento de formulações dermocosméticas contendo ácido cafeico e avaliação da atividade antimicrobiana, BP.IC
Assunto(s):Cosmetologia   Emulsões cosméticas   Ácidos cafeicos   Folículo piloso   Microencapsulação

Resumo

O ácido cafeico (CA) é um polifenol que pode ser encontrado em muitas fontes dietéticas de plantas. O CA tem um notável potencial antioxidante e estudos in vitro demonstraram a ação antimicrobiana. As emulsões, especialmente O / W, são amplamente utilizadas como sistemas para a libertação de substâncias ativas, uma vez que têm tantas vantagens. O desafio da aplicação dérmica é superar as barreiras anatômicas e fisiológicas e proporcionar a concentração eficaz do sítio ativo. Portanto, deve-se investir em rotas alternativas, tais como transfolicular. Para os estudos de penetração, a pele da orelha de porco foi avaliada como um valioso modelo in vitro e é conhecida como "padrão-ouro", uma vez que, entre muitos anatomicamente vantajosos: os folículos pilosos (HFs) de descendentes humanos e porcinos são semelhantes em vários aspectos. O desenvolvimento dos sistemas micro e nanoestruturados vem ao encontro do principal objetivo da via folicular, que é tornar o ativo disponível no tecido por um período prolongado, uma vez que visa facilitar a entrega de compostos aos seus alvos. O objetivo deste projeto é investigar o potencial de liberação transfolicular e obter o perfil de permeação através das camadas de pele de uma emulsão tópica contendo CA. As emulsões contendo CA serão produzidas numa escala de laboratório, uma das quais conterá CA livre e a outra CA microencapsulada. O primeiro passo envolverá a aplicação da formulação de CA numa área predeterminada na aurícula externa da orelha do porco. Após o tempo de incubação predeterminado sob condições de temperatura constantes, será realizada a técnica de remoção de fita para remover o SC. Para analisar a extensão da penetração de fármacos foliculares, aplica-se cola de cianoacrilato sobre a área de pele pré-tratada seguida por remoção subsequente da superfície da pele. A criosecção da pele será utilizada para obter informações análogas das camadas mais profundas da pele (epiderme viável e derme). A quantificação do conteúdo de CA será realizada por HPLC. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
OLIVEIRA DOS SANTOS, LIA CAROLINA; SPAGNOL, CAROLINE MAGNANI; JOSE GUILLOT, ANTONIO; MELERO, ANA; CORREA, MARCOS ANTONIO. Caffeic acid skin absorption: Delivery of microparticles to hair follicles. SAUDI PHARMACEUTICAL JOURNAL, v. 27, n. 6, p. 791-797, SEP 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.