Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito da estimulação cerebral profunda (DBS) e do tratamento com canabidiol no núcleo Subtalâmico sobre a modulação dos sintomas motores e não-motores em um modelo experimental de Doença de Parkinson

Processo: 17/13560-5
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Clínica Médica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Norberto Cysne Coimbra
Beneficiário:Priscila de Medeiros
Instituição-sede: Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Neurologia   Núcleo subtalâmico   Canabidiol   Doença de Parkinson

Resumo

A doença de Parkinson (DP) é um transtorno progressivo do movimento decorrente da depleção dopaminérgica da substância negra, parte compacta (SNc). A interrupção do circuito motor que liga os núcleos da base ao córtex motor leva a manifestações clínicas, como tremor, rigidez postural, bradicinesia e instabilidade postural. Contudo, sintomas não-motores, como a depressão, a ansiedade, alterações cognitivas, distúrbios olfatórios e a dor crônica também podem estar presentes na DP. As manifestações dos sintomas não-motores afetam a qualidade de vida dos pacientes com DP. Estudos recentes sugerem que a estimulação cerebral profunda [deep brain stimulation (DBS)] do núcleo subtalâmico (NST) poderia melhorar os sintomas motores, álgicos e o estado emocional de pacientes com DP. Contudo, a fisiopatologia e os mecanismos neuropsicofarmacológicos dos sintomas da DP precisam ser mais bem esclarecidos. Diante disso, avaliaremos os sintomas motores e não-motores da DP utilizando o modelo animal com lesão provocada pela neurotoxina 6-hidroxidopamina (6-OHDA) ou procedimento sham (sem a neurotoxina) no striatum. O presente projeto será dividido da seguinte forma: (a) Estudo Neuroanatômico: para avaliar a anatomia conectiva entre NST com áreas motoras [córtex motor (M1) e núcleos da base] e não-motoras [córtex pré-frontal medial (CPFM)], será microinjetado BDA 3.000 no NST. (b) Estudo Neuroeletrofisiológico: utilizaremos o equipamento multiusuário (EMU: Thomas Recording) para estimular o NST e registar simultaneamente a atividade neuronial do M1 e CPFM [córtex cingulato (Cg1), pré-limbico (PrL) e infra-límbico (IFL)] em animais lesados como 6-OHDA ou submetidos a um procedimento sham. (c) Estudo Neurofisiológico: a fim de avaliar o efeito da neuroestimulação do NST sobre os aspectos motores e não-motores da DP, será aplicado um estímulo elétrico (DBS a 20µA ou 100 µA por 15s) em diferentes subáreas (motoras e não-motoras) do NST em animais lesados ou não com 6-OHDA. Assim, serão avaliados comportamentos motores, com o teste de rotação induzida pela apormofina e teste do cilindro, e também serão aplicados testes relacionados aos comportamentos não-motores, tais como os testes de discriminação olfativa (sensitiva), de preferência por sacarose (depressão), testes do reconhecimento de objeto (atenção e memória), o teste de von Frey (alodinia mecânica) e o teste da acetona (sensibilidade ao frio). (d) Estudo Neuropsicofarmacológico: com o objetivo de avaliar o efeito do tratamento do canabidiol (CBD) sobre os componentes motores e não-motores da DP, serão realizados os testes comportamentais mencionados acima após o pré-tratamento do NST com CBD em doses crescentes (15, 30 e 60nmol) em um modelo experimental da Doença de Parkinson em ratos Wistar. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MEDEIROS, PRISCILA; NEGRINI-FERRARI, SYLMARA ESTHER; PALAZZO, ENZA; MAIONE, SABATINO; FERREIRA, SERGIO HENRIQUE; DE FREITAS, RENATO LEONARDO; COIMBRA, NORBERTO CYSNE. N-methyl-d-aspartate Receptors in the Prelimbic Cortex are Critical for the Maintenance of Neuropathic Pain. Neurochemical Research, v. 44, n. 9, p. 2068-2080, SEP 2019. Citações Web of Science: 1.
CALVO, FABRICIO; ALMADA, RAFAEL CARVALHO; DOS ANJOS-GARCIA, TAYLLON; FALCONI-SOBRINHO, LUIZ LUCIANO; PASCHOALIN-MAURIN, TATIANA; BAZAGLIA-DE-SOUSA, GUILHERME; MEDEIROS, PRISCILA; DA SILVA, JULIANA ALMEIDA; LOBAO-SOARES, BRUNO; COIMBRA, NORBERTO CYSNE. Panicolytic-like effect of mu(1)-opioid receptor blockade in the inferior colliculus of prey threatened by Crotalus durissus terrificus pit vipers. JOURNAL OF PSYCHOPHARMACOLOGY, v. 33, n. 5, p. 577-588, MAY 2019. Citações Web of Science: 1.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.