Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação da atividade de complexos de rutênio encapsulados sobre metástases de tumor de mama triplo negativo

Processo: 17/19504-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Márcia Regina Cominetti
Beneficiário:Ramon Handerson Gomes Teles
Instituição-sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/17170-0 - Importância do receptor transportador de cobre 1 na captação do complexo de cobre [Cu (sdmx) 2 (phen)] em células tumorais de mama triplo negativo, BE.EP.MS
Assunto(s):Oncologia   Neoplasias mamárias   Metástase   Técnicas in vitro   Nanopartículas   Rutênio

Resumo

Câncer é segunda causa de morte no mundo, sendo o de mama o mais incidente em mulheres, apresentando impactos em diversos âmbitos; desde o impacto econômico para os cofres públicos, até o impacto biopsicossocial para o paciente com a presença de fortes efeitos colaterais durante o tratamento. O cisplatina é considerado um dos melhores medicamentos no tratamento de câncer no mundo, contudo apresenta diversos efeitos colaterais. Pesquisas realizando a substituição da platina por outro centro metálico, como o rutênio, mostram vantagens como a de mimetizar a ação do ferro na ligação com biomoléculas tornando os compostos com rutênio menos tóxicos, comparados aos de platina. Assim, este projeto objetiva avaliar a ação de nanopartículas de complexos de rutênio contra células de câncer de mama triplo negativo de camundongo e humano em ensaios in vitro e in vivo. Serão primeiramente realizados ensaios in vitro para aquisição de parâmetros dosimétricos e citotóxicos das nanopartículas de complexos de rutênio e posteriormente aplicadas em um modelo de indução tumoral e formação espontânea de metástases in vivo por meio da injeção de células tumorais nas glândulas mamárias de camundongos. Após o período de experimentação, os órgãos e o tumor primário serão coletados para análises bioquímicas e histológicas. Espera-se que as nanopartículas apresentem uma melhora da atividade antitumoral dos complexos de rutênio, visto que as propriedades da nanoescala facilitam aspectos da interação da droga com a célula tumoral, tornando-as mais seletivas, com maior atividade e com menos efeitos tóxicos para células não-tumorais. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
GOMES TELES, RAMON HANDERSON; GRAMINHA, ANGELICA ELLEN; RIVERA-CRUZ, COSETTE M.; NAKAHATA, DOUGLAS HIDEKI; BARBOZA FORMIGA, ANDRE LUIZ; CORBI, PEDRO PAULO; FIGUEIREDO, MARXA LEAO; COMINETTI, MARCIA REGINA. Copper transporter 1 affinity as a delivery strategy to improve the cytotoxic profile of rationally designed copper(II) complexes for cancer treatment. TOXICOLOGY IN VITRO, v. 67, SEP 2020. Citações Web of Science: 0.
ALVES, JOAO MANOEL; GOMES TELES, RAMON HANDERSON; GOMES GATTO, CAMILA DO VALLE; MUNOZ, VITOR ROSETTO; COMINETTI, MARCIA REGINA; GARCIA DE OLIVEIRA DUARTE, ANA CLAUDIA. Mapping Research in the Obesity, Adipose Tissue, and MicroRNA Field: A Bibliometric Analysis. CELLS, v. 8, n. 12 DEC 2019. Citações Web of Science: 0.
GOMES TELES, RAMON HANDERSON; MORALLES, HERICK FERNANDO; COMINETTI, MARCIA REGINA. Global trends in nanomedicine research on triple negative breast cancer: a bibliometric analysis. INTERNATIONAL JOURNAL OF NANOMEDICINE, v. 13, p. 2321-2336, 2018. Citações Web of Science: 7.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.