Busca avançada
Ano de início
Entree

O papel da atenção e do processamento visual no efeito de dicas retroativas

Processo: 17/23217-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 19 de agosto de 2018
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Cesar Alexis Galera
Beneficiário:Luísa Superbia Guimarães
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Assunto(s):Memória de curto prazo   Atenção visual   Reconhecimento de imagem   Processamento de imagens

Resumo

A memória de trabalho visuoespacial (MTVS) armazena, processa e manipula informações vindas da visão que são relevantes para a execução em tempo real de tarefas cognitivas. A atenção modula o processo de recuperação da informação armazenada na MTVS e pode ser direcionada tanto para o ambiente percebido quanto para as representações contidas na memória. Dicas retroativas espaciais melhoram o desempenho de participantes em tarefas de reconhecimento de itens, diminuindo o tempo de resposta e aumentando sua precisão. Um estudo anterior a este mostrou que uma tarefa concorrente de busca visual inserida durante o intervalo de retenção de estímulos anula o efeito benéfico das dicas retroativas. O objetivo desta pesquisa é avaliar se tarefas concorrentes de diferentes naturezas interferem diferencialmente na eficácia de dicas retroativas espaciais para a recuperação de estímulos visuais armazenados na MTVS. O procedimento experimental usado consistirá numa tarefa de reconhecimento de itens combinada ao paradigma de dicas retroativas, com tarefas concorrentes durante o intervalo de retenção. Utilizaremos três tipos de tarefas concorrentes, cada uma delas correspondendo a diferentes níveis de demanda por atenção e processamento visual: monitoramento de som (demanda apenas atentiva, sem processamento visual), discriminação de cores (demanda por processamento visual) e busca visual (demanda atencional e de processamento visual). O tipo de interferência será manipulado entre blocos de provas. Possíveis especificidades no efeito das tarefas concorrentes sobre o benefício promovido pelas dicas poderão nos informar particularidades sobre o funcionamento e/ou estrutura da MTVS. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
GUIMARÃES, Luísa Superbia. O papel da atenção e do processamento visual no efeito de dicas retroativas. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto Ribeirão Preto.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.