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Anotação semântica para recomendação de conteúdos educacionais

Processo: 18/00313-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 29 de fevereiro de 2020
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Ciência da Computação - Metodologia e Técnicas da Computação
Pesquisador responsável:Julio Cesar dos Reis
Beneficiário:Marcos Vinicius Macêdo Borges
Instituição-sede: Instituto de Computação (IC). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:17/02325-5 - EvOLoD: evolução de dados interconectados na Web Semântica, AP.JP
Assunto(s):Web semântica   Ontologia (ciência da computação)   Processamento de linguagem natural   Anotação semântica

Resumo

Sistemas de apoio à aprendizagem exploram diversos recursos audiovisuais para considerar as necessidades individuais e estilos de aprendizagem visando impulsionar as experiências de aprendizagem. No entanto, a grande quantidade de conteúdos educacionais em diferentes formatos e também a possibilidade de disponibilização de recursos de maneira fragmentada dificulta as tarefas de acesso e compreensão dos conceitos em estudo. Embora a literatura tenha proposto abordagens para explorar a representação explícita de semântica por meio de artefatos como ontologias em sistemas de apoio à aprendizagem, essa linha ainda requer muitos esforços de pesquisa. Este projeto de pesquisa de mestrado objetiva alcançar um método de recomendação de conteúdo educacional explorando o uso de anotações semânticas sobre transcrições textuais de vídeo-aulas. As anotações servem como meta-dados que exprimem o significado de trechos das aulas. A técnica de recomendação, como principal contribuição esperada, fundamenta se nas anotações disponíveis para definir estratégias de ranking de conteúdos disponíveis a partir da proximidade semântica dos conceitos. Exploraremos o desenvolvimento de protótipos funcionais de software para a validação da proposta. A solução obtida será avaliada experimentalmente com base em conteúdo de vídeo-aulas reais e deve destacar as principais vantagens e limitações da abordagem. Obter recomendações mais adequadas pode alavancar o processo de aprendizagem apresentando a possibilidade de uma experiência mais satisfatória pelos alunos. (AU)