Busca avançada
Ano de início
Entree

Desvendando as bases moleculares de processos iniciais da secreção de proteínas em humanos utilizando técnicas biofísicas

Processo: 17/24669-8
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2020
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Antonio José da Costa Filho
Beneficiário:Luis Felipe Santos Mendes
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (FFCLRP). Universidade de São Paulo (USP). Ribeirão Preto , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:13/08216-2 - CPDI - Centro de Pesquisa em Doenças Inflamatórias, AP.CEPID
Assunto(s):Ressonância magnética   Espectroscopia   Doenças inflamatórias

Resumo

Toda e qualquer célula viva evoluiu de forma a possuir um eficiente sistema de secreção de biomoléculas que vise atender as suas necessidades biológicas basais e o modo como essa interage com os sistemas externos. Neste sentido, células eucariotas diferem enormemente das procariotas, possuindo um extenso sistema de biomembranas na parte intracelular onde diferentes compartimentalizações com funções específicas estão presentes e que necessitam de constantes trocas de moléculas entre si. Proteínas destinadas aos meio extracelular ou à membrana plasmática são inicialmente sintetizadas no reticulo endoplasmático (RE) e então direcionadas para o complexo de Golgi, onde são empacotadas e transportadas ao seu destino final. Embora seja um alvo de intensos estudos desde a sua descoberta, essa via (clássica) de secreção ainda possui diversos pontos que carecem de elucidação, em especial como as proteínas são selecionadas no RE e transportadas para o Golgi e como esta última organela consegue eficientemente capturar e reter uma dada carga de transporte. Uma família de proteínas de membrana, conhecida como p24, é sugerida como peça essencial nesse processo de captura de proteínas no RE e seu direcionamento para o Golgi, além de um envolvimento no processo de sequestro pelo Golgi de vesículas secretórias vindas do RE, onde atuaria em conjunto com uma outra proteína conhecida como Golgi Reassembly and Stacking Protein (GRASP). No presente projeto, pretendemos obter informações chaves sobre o mecanismo de atuação das p24 em humanos, seu possível processo de retenção no Golgi e o seu envolvimento na expressão membranar de receptores proteicos com atuação em respostas pró-inflamatórias.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
THIRUPATHI REDDY, S.; SANTOS MENDES, LUIS FELIPE; FONTANA, NATALIA APARECIDA; COSTA-FILHO, ANTONIO JOSE. Exploring structural aspects of the human Golgi matrix protein GRASP55 in solution. International Journal of Biological Macromolecules, v. 135, p. 481-489, AUG 15 2019. Citações Web of Science: 0.
ALVAREZ, NATALIA; MENDES, LUIS F. S.; GABRIELA KRAMER, M.; TORRE, MARIA H.; COSTA-FILHO, ANTONIO J.; ELLENA, JAVIER; FACCHIN, GIANELLA. Development of copper(II)-diimine-iminodiacetate mixed ligand complexes as potential antitumor agents. Inorganica Chimica Acta, v. 483, p. 61-70, NOV 1 2018. Citações Web of Science: 4.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.
Mapa da distribuição dos acessos desta página
Para ver o sumário de acessos desta página, clique aqui.