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Otimização robusta aplicada ao roteamento de veículos

Processo: 18/00463-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Produção - Pesquisa Operacional
Pesquisador responsável:Pedro Augusto Munari Junior
Beneficiário:Rafael Ajudarte de Campos
Instituição Sede: Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:16/01860-1 - Problemas de corte, empacotamento, dimensionamento de lotes, programação da produção, roteamento, localização e suas integrações em contextos industriais e logísticos, AP.TEM
Assunto(s):Otimização robusta   Incerteza   Programação matemática   Modelos logísticos   Programação linear   Problemas de roteamento de veículos   Operação de aeronaves
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:incertezas | Otimização robusta | roteamento de aeronaves | roteamento de veículos | Roteamento de Veículos

Resumo

Formulações matemáticas e métodos computacionais para a resolução do Problema de Roteamento de Veículos (PRV) têm se mostrado de grande relevância no apoio à tomada de decisão em sistemas logísticos. Rotas eficientes podem trazer benefícios significativos em relação a custos de transporte, tempos de entrega e emissão de gases poluentes, além de garantirem o nível de serviço contratado pelo cliente e melhores condições de trabalho para os profissionais envolvidos. Essa importância prática e o desafio computacional de se resolver instâncias em tempos razoáveis fazem com que o PRV seja um dos problemas mais estudados em Pesquisa Operacional. Apesar da pesquisa bastante ativa, poucos trabalhos abordando o PRV têm tratado a incerteza inerente a dados de entrada, fazendo com que, em diversos contextos, as soluções obtidas não sejam de fato viáveis na prática. A Otimização Robusta (OR) é uma técnica que permite incorporar incertezas aos problemas de otimização, de forma que as soluções sejam protegidas contra variações nos dados, aumentando assim as chances de serem de fato viáveis na prática. O objetivo deste projeto é estudar os conceitos de OR e suas aplicações no roteamento de veículos. As principais formulações de OR para o PRV serão estudadas e implementadas computacionalmente e usadas na resolução de instâncias da literatura. Além disso, pretende-se utilizar as formulações implementadas em testes computacionais com dados reais fornecidos por uma companhia aérea, no contexto de roteamento de aeronaves em serviços de aviação sob demanda. (AU)

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