Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação de propriedades tribológicas de fases expandidas formadas na superfície de aços inoxidáveis

Processo: 17/25739-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Engenharias - Engenharia de Materiais e Metalúrgica - Metalurgia Física
Pesquisador responsável:Andre Paulo Tschiptschin
Beneficiário:Milena Tosti Umemura
Instituição-sede: Escola Politécnica (EP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Aço inoxidável   Tribologia   Resistência dos materiais   Ensaios dos materiais   Desgaste (tribologia)   Nitretação   Aço inoxidável martensítico   Ferritas

Resumo

O projeto visa estudar e caracterizar o comportamento tribológico de camadas de fases expandidas formadas na superfície de um aço inoxidável 410S de baixo teor de carbono com estrutura ferrítico martensítica, por nitretação a plasma em baixa temperatura. Pretende-se caracterizar o comportamento da camada de ferrita/martensita expandida em ensaios de esclerometria linear instrumentada, caracterizando o coeficiente de atrito aparente e as cargas críticas Lc1 e Lc2 para início de formação de trincas e de lascamento e destacamento da camada nitretada da camada. Será feito também estudo do comportamento das camadas nitretadas em ensaios de microabrasão para determinação do coeficiente de desgaste microabrasivo das camadas, comparadas com a do aço AISI 410 S sem nitretação. Com base nos resultados pretende-se discutir os mecanismos de resistência ao desgaste e diminuição do atrito em camadas expandidas obtidas por nitretação. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
UMEMURA, M. T.; VARELA, L. B.; PINEDO, C. E.; COZZA, R. C.; TSCHIPTSCHIN, A. P. Assessment of tribological properties of plasma nitrided 410S ferritic-martensitic stainless steels. WEAR, v. 426, n. A, p. 49-58, APR 30 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.