Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação qualitativa e quantitativa de citocinas no sulco gengival de dentes que receberão coroas metalocerâmicas em diferentes fases dos procedimentos clínicos, em pacientes usuários de drogas antagonistas do receptor AT1A para Angiotensina II

Processo: 17/17747-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 30 de junho de 2019
Área do conhecimento:Ciências da Saúde - Odontologia - Clínica Odontológica
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Carlos Ferreira dos Santos
Beneficiário:Isadora Prado Cano
Instituição-sede: Faculdade de Odontologia de Bauru (FOB). Universidade de São Paulo (USP). Bauru , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:15/03965-2 - Papel do sistema renina-angiotensina em diferentes modelos inflamatórios orais: uma abordagem interdisciplinar experimental e clínica, AP.TEM
Assunto(s):Farmacologia clínica   Citocinas   Hipertensão   Periodonto   Inflamação   Sistema renina-angiotensina

Resumo

O objetivo de qualquer procedimento restaurador é restabelecer/manter a função, a estética, a fonética e a saúde dos tecidos peridontais. Em próteses fixas sobre dentes a cárie ainda é a principal causa de falhas biológicas, correspondendo aproximadamente a 32% dos casos, enquanto que a doença periodontal é responsável por apenas 4% destas falhas, juntamente com as endodônticas. O presente estudo tem como objetivo determinar se o uso de drogas antagonistas do receptor AT-1 para angiotensina II por pacientes em reabilitação oral e se materiais utilizados durante o tratamento para a confecção de coroas metalocerâmicas influenciam qualitativa e quantitativamente a presença de citocinas relacionadas à inflamação gengival e metabolismo ósseo no sulco gengival. A amostra será constituída de 20 pacientes que necessitam restaurar pré-molares, com coroas totais metalocerâmicas. Serão divididos em 2 grupos (n=10), sendo que em um, grupo teste, os pacientes deverão estar usando drogas anti-hipertensivas (antagonistas de receptores da Angiotensina II, como losartan e telmisartan) e no outro, grupo controle os pacientes que não estão usando as drogas. Os parâmetros avaliados serão: quantidade e qualidade de citocinas no sulco gengival em diferentes fases dos procedimentos clínicos, tais como: 1) após raspagem coronal, 2) 15 dias após a confecção das coroas provisórias, 3) 15 dias e, 4) 6 meses após a cimentação das coroas metalocerâmicas. Também serão avaliados: profundidade de sondagem, nível de inserção clínica; recessão gengival; índice gengival; índice de placa e quantidade e espessura de mucosa ceratinizada. As dosagens das quantidades dos mediadores serão registradas através de médias e desvios padrões e a normalidade dos dados será verificada através do método Kolmogorov-Smirnov. Todas avaliações serão também realizadas nos pré-molares contralaterais que servirão como controle positivo. Para a comparação entre os tempos, nas variáveis quantitativas será utilizado o teste "t" pareado e nas variáveis medidas em escore será utilizado o teste não paramétrico de Wilcoxon. Em todos os testes estatísticos será adotado nível de significância de 5% (valores de p<0,05 serão considerados como indicativo de significância). (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CANO, ISADORA PRADO; DIONISIO, THIAGO JOSE; CESTARI, TANIA MARY; CALVO, ADRIANA MARIA; COLOMBINI-ISHIKIRIAMA, BELLA LUNA; CARDOSO FARIA, FLAVIO AUGUSTO; SIQUEIRA, WALTER LUIZ; SANTOS, CARLOS FERREIRA. Losartan and isoproterenol promote alterations in the local renin-angiotensin system of rat salivary glands. PLoS One, v. 14, n. 5 MAY 22 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.