Busca avançada
Ano de início
Entree

Expressão de microRNAs no hipocampo de ratos submetidos a meningite pneumocócica e tratados com Vitamina B12

Processo: 17/17783-9
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de maio de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Genética - Genética Molecular e de Microorganismos
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Flavia Lombardi Lopes
Beneficiário:Natália Francisco Scaramele
Instituição-sede: Faculdade de Medicina Veterinária (FMVA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Fármacos neuroprotetores   Meningite   Epigênese genética   MicroRNAs   Vitamina B12

Resumo

A meningite se caracteriza pela inflamação da aracnóide, pia-máter e líquor; causando danos às estruturas corticais e subcorticais. As meningites bacterianas estão intimamente relacionadas ao nível de desenvolvimento socioeconômico do país e são consideradas endêmicas no Brasil. Apesar dos esforços para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas, a doença ainda possui altos índices de morbidade. Ela ocorre quando bactérias atravessam barreiras de proteção do corpo e alcançam o sistema nervoso central, desencadeando uma resposta imunológica inata. Sabe-se que durante o curso da doença os níveis de homocisteína do líquor aumentam, e que a vitamina B12 é um tratamento utilizado para diminuir esses níveis, prevenindo desmielinização, e outros danos neuronais. Os microRNAs (miRNAs) são instrumentos de resposta fisiológica, tendo sua expressão modificada em diferentes tecidos, em decorrência de diferentes estímulos fisiológicos e patológicos. Estão associados ao controle da expressão de diferentes mediadores inflamatórios e sua ausência é capaz de causar danos severos a resposta imune. Considerando a importância dos miRNAs para regulação de processos imunes o presente estudo visa elucidar os padrões de expressão dos miRNAs durante o processo inflamatório da meningite pneumocócica, bem como observar esses padrões em resposta ao tratamento adjuvante da doença com vitamina B12. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SCARAMELE, Natália Francisco. Expressão de microRNAs no hipocampo de ratos submetidos a meningite pneumocócica e tratados com vitamina B12. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" Faculdade de Medicina Veterinária..

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.