Busca avançada
Ano de início
Entree

Avaliação do perfil de Metilação do DNA nos tecidos muscular e tumoral em ratos adultos, portadores do carcinossarcoma de Walker 256, provenientes da prole de ratas submetidas à dieta com óleo de fígado de bacalhau

Processo: 17/10809-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de agosto de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Fisiologia - Fisiologia de Órgãos e Sistemas
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Maria Cristina Cintra Gomes Marcondes
Beneficiário:Sarah Christine Pereira de Oliveira
Instituição-sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/11932-5 - Mecanismos moleculares da prevenção do câncer de ovário: investigação das consequências epigenéticas do uso de contraceptivo oral, BE.EP.MS
Assunto(s):Gravidez   Caquexia   Epigênese genética   Suplementação alimentar

Resumo

O quadro patológico do câncer é especialmente agravado quando associado à caquexia, síndrome em que o paciente apresenta alta espoliação da massa muscular (induzida pela via proteolítica ubiquitina-proteassomo, e redução da síntese proteica), acompanhada ou não da perda de tecido adiposo (decorrente do aumento da lipólise e da taxa total de oxidação de lipídeos e da redução da lipogênese). De modo a prevenir ou modular a caquexia, a suplementação nutricional é uma alternativa amplamente estudada, destacando-se o ácido graxo poli-insaturado ômega-3, por apresentar ação anti-inflamatória, atenuar o catabolismo de proteínas e ainda promover a metilação de DNA genômico, sendo capaz de reduzir o aparecimento de diferentes tipos de câncer. A incidência de câncer relaciona-se ao ambiente e estilo de vida, então, manutenção de dieta balanceada ao longo da vida e, em especial, durante o período gestacional e de amamentação seriam estratégias eficazes de prevenção contra o câncer ou modulação dos seus efeitos. Assim, a nutriepigenética poderia modular a hipometilação global e a hipermetilação de promotores de genes específicos, possivelmente associados à síntese e degradação proteicas, processos comumente desregulados no desenvolvimento tumoral. Assim, nossa hipótese é de que a suplementação nutricional com óleo de fígado de bacalhau possa promover a conservação da massa corpórea pela regulação da síntese e degradação proteicas no músculo esquelético, modulando o estado caquético imposto pelo câncer. Associando-se o ômega-3 à gravidez, neste projeto serão analisadas as vias de síntese e degradação proteica no músculo de animais adultos submetidos ao desenvolvimento do tumor de Walker 256, cujas mães receberão essa suplementação nutricional nos períodos de gravidez e amamentação, e também a metilação dos promotores dos genes envolvidos nessas vias, bem como a metilação global no tecido tumoral. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DA SILVA MIYAGUTI, NATALIA ANGELO; PEREIRA DE OLIVEIRA, SARAH CHRISTINE; CINTRA GOMES-MARCONDES, MARIA CRISTINA. Maternal Leucine-Rich Diet Minimises Muscle Mass Loss in Tumour-bearing Adult Rat Offspring by Improving the Balance of Muscle Protein Synthesis and Degradation. BIOMOLECULES, v. 9, n. 6 JUN 2019. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.