Busca avançada
Ano de início
Entree

Extensões de gauge do modelo padrão: gerando massas naturais para neutrinos e férmions carregados

Processo: 17/23027-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Situação:Interrompido
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Física - Física das Partículas Elementares e Campos
Pesquisador responsável:Alex Gomes Dias
Beneficiário:Julio Rafael da Silva Leite
Instituição-sede: Centro de Ciências Naturais e Humanas (CCNH). Universidade Federal do ABC (UFABC). Ministério da Educação (Brasil). Santo André , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):19/04195-7 - Mecanismos de baixa escala para geração de massa de neutrinos a partir de extensões de calibre do modelo padrão na escala TEV, BE.EP.PD
Assunto(s):Modelo padrão estendido

Resumo

A geração de massa para neutrinos e a hierarquia de massa entre as diferentes famílias fermiônicas estão entre os problemas mais importantes deixados em aberto pelo Modelo Padrão. Em busca de respostas para estas e outras questões, muitas extensões do Modelo Padrão já foram propostas. Uma das formas de se obter uma teoria mais completa é obtida quando consideramos extensões de gauge do tipo $SU(3)_c \otimes SU(M)_L \otimes SU(N)_R \otimes U(1)_X$. Os casos onde $M=3$ ($N=1$) e $M=N=3$, em particular, trazem diversas características atrativas, como o fato de que o número de famílias fermiônicas é automaticamente fixado em três e da possibilidade de explicar de forma dinâmica a violação de paridade presente no Modelo Padrão. Neste projeto, fazendo uso das vantagens inerentes destes modelos estendidos, exploraremos possíveis soluções para as questões mencionadas acima. Em especial, daremos prioridade para a construção e análise de modelos que conduzam a quebra de simetria e geração de massa necessárias através de setores escalares mínimos, os quais são mais favorecidos do ponto de vista fenomenológico.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
DIAS, ALEX G.; LEITE, JULIO. Natural quark mixing and inverse seesaw in a left-right model with an axion. Journal of High Energy Physics, n. 5 MAY 15 2019. Citações Web of Science: 0.
DIAS, A. G.; LEITE, J.; LOPES, D. D.; NISHI, C. C. Fermion mass hierarchy and double seesaw mechanism in a 3-3-1 model with an axion. Physical Review D, v. 98, n. 11 DEC 10 2018. Citações Web of Science: 5.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.