Busca avançada
Ano de início
Entree

Comportamento do aminocyclopyrachlor em função da adição de materiais orgânicos no solo

Processo: 17/20402-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de julho de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Acordo de Cooperação: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Valdemar Luiz Tornisielo
Beneficiário:Vanessa Takeshita
Instituição Sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Resíduos orgânicos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Destino Ambiental | herbicida | Resíduos orgânicos | Solos alterados | Comportamento de herbicidas no ambiente

Resumo

O aminocyclopyrachlor está em fase de registro no Brasil, para as culturas de cana-de-açúcar e pastagens. É o primeiro herbicida do grupo pirimidinocarboxílico, da classe das auxinas sintetizadas, pode ser considerado lixiviável no solo, além de possuir aproximadamente meia-vida de 126 dias, podendo persistir no solo até um ano após aplicação. A utilização de resíduos orgânicos agroindustriais da cana-de-açúcar, que contém altos teores de carbono orgânico em sua composição, pode exercer efeitos sobre o comportamento do herbicida e consequentemente alterações no manejo deste produto. O objetivo deste estudo será avaliar o efeito de solos alterados com vinhaça, torta de filtro e palha de cana-de-açúcar na sorção-dessorção, lixiviação, mineralização e degradação do aminoyclopyrachlor no solo. Os estudos de sorção-dessorção serão realizados em duplicata, utilizando o método de equilíbrio de cargas, em solos alterados com materiais orgânicos. Solos com adição dos materiais orgânicos serão tratados com 14C-aminocyclopyrachlor, com pureza de 99,5% e atividade específica de 1,57 MBq mg-1, e serão incubados durante 30 dias para a mineralização e degradação. A lixiviação será realizada pelo método em colunas de vidro, com simulação de 200 mm de precipitação por 48 horas, onde o herbicida será aplicado e medido a sua concentração em diferentes profundidades (0-30 cm) no perfil do solo e no lixiviado. No geral, a comparação do impacto destes resíduos orgânicos no comportamento e destino de herbicidas é escassa, devido ao número limitado de estudos que os utilizam. Além disso, as informações referentes ao comportamento do aminonocyclopyrachlor são limitadas, principalmente com utilização de resíduos orgânicos. No entanto, com base nas observações e possíveis alterações nas propriedades físico-químicas (CTC, pH e CO) do solo com a adição destes materiais derivados de cana-de-açúcar pode aumentar a sorção, reduzir a dessorção, diminuir as taxas de degradação, diminuir a lixiviação do aminocyclopyrachlor no solo, e consequentemente reduzir a biodisponibilidade do herbicida, o que poderia afetar diretamente a eficácia do aminonocyclopyrachlor no controle de plantas daninhas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
TAKESHITA, VANESSA; MENDES, KASSIO FERREIRA; JUNQUEIRA, LEONARDO VILELA; PIMPINATO, RODRIGO FLORIANO; TORNISIELO, VALDEMAR LUIZ. Quantification of the Fate of Aminocyclopyrachlor in Soil Amended with Organic Residues from a Sugarcane System. SUGAR TECH, v. 22, n. 3, . (17/20402-7)
V. TAKESHITA; K.F. MENDES; R.F. PIMPINATO; V.L. TORNISIELO. Isotermas de Adsorção de Diuron e Hexazinone em Água Potável Utilizando Quatro Resíduos Agroindustriais. Planta Daninha, v. 38, . (17/20402-7)
TAKESHITA, VANESSA; MENDES, KASSIO FERREIRA; VENTOSO BOMPADRE, THIAGO FRANCISCO; ALONSO, FELIPE GIMENES; PIMPINATO, RODRIGO FLORIANO; TORNISIELO, VALDEMAR LUIZ. Aminocyclopyrachlor sorption-desorption and leaching in soil amended with organic materials from sugar cane cultivation. WEED RESEARCH, v. 60, n. 5, . (17/20402-7)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TAKESHITA, Vanessa. Comportamento do aminocyclopyrachlor em função da adição de materiais orgânicos no solo. 2019. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA/STB) Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas utilizando este formulário.