Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização transcricional das células que expressam Pmch no hipotálamo de camundongos fêmeas lactantes (Mus musculus)

Processo: 18/04659-0
Linha de fomento:Bolsas no Exterior - Estágio de Pesquisa - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 11 de junho de 2018
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Morfologia
Pesquisador responsável:Jackson Cioni Bittencourt
Beneficiário:Jozélia Gomes Pacheco Ferreira
Supervisor no Exterior: Alexander Jackson
Instituição-sede: Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Local de pesquisa : University of Connecticut (UCONN), Estados Unidos  
Vinculado à bolsa:15/05990-4 - O sistema peptidérgico do hormônio concentrador de melanina [MCH]: neurogênese e lactação, BP.PD
Assunto(s):Neuroendocrinologia   Hipotálamo   Neuropeptídeos   Lactação

Resumo

Introdução: O hormônio concentrador de melanina (MCH) é um neuropeptídeo associado a muitas ações fisiológicas localizado principalmente na área hipotalâmica lateral (LHA). Durante a lactação é possível detectar as células que expressam MCH (Pmch+) na área pré-óptica medial (MPOA), uma região crucial para a expressão do comportamento maternal. Ainda não foi descrito se os neurônios MCH pré-ópticos são semelhantes aos localizados no hipotálamo tuberal. Como acredita-se que as células MCH pré-ópticas atuem sobre um papel específico, a lactação, esperamos encontrar pelo menos algumas diferenças entre os neurônios tuberais e pré-ópticos. Objetivo: Analisar o perfil fenotípico das células Pmch+ da MPOA de camundongos lactantes e compará-lo com o obtido a partir de células Pmch+ da LHA. Materiais e Métodos: Os camundongos fêmeas geneticamente modificados Pmch-EYFP+ serão eutanásiados no dia 19 após o parto de sua prole através da decapitação. As células que expressam o gene Pmch serão isoladas usando o método "Fluorescence Activated Cell Sorting (FACS)" e o perfil fenotípico das células Pmch+ da MPOA e LHA será comparado. (AU)