Busca avançada
Ano de início
Entree

Acoplamento de espectrometria de massas e espectroscopia vibracional de íons visando ao estudo de intermediários de reações eletroquímicas

Processo: 17/20262-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Pós-Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2018
Vigência (Término): 31 de março de 2021
Área do conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Química - Físico-química
Pesquisador responsável:Thiago Regis Longo Cesar da Paixão
Beneficiário:Tatiana Casselli Penna
Instituição-sede: Instituto de Química (IQ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:14/15962-5 - Mecanismos de reação de sistemas catalíticos assimétricos por espectrometria de massas e espectroscopia vibracional de íons na fase gasosa, AP.JP
Bolsa(s) vinculada(s):19/14815-2 - Acoplamento de eletroquímica e espectrometria de massas para detecção de intermediários reativos, BE.EP.PD
Assunto(s):Agrotóxicos

Resumo

O objetivo deste projeto é a construção de uma célula eletroquímica acoplada aoespectrômetro de massas que permita identificar e caracterizar intermediários de reaçõeseletroquímicas. O desenvolvimento de tal instrumentação permitirá a transferência dosintermediários formados na superfície do eletrodo, em solução, para o interior doespectrômetro de massas, na fase gasosa, em uma escala de tempo de milissegundos.Para isso, será construída uma fonte de ionização DESI, que permite o acoplamento emlinha com o espectrômetro, sem interferir na célula eletroquímica e com rápido tempode resposta. Uma vez dentro do espectrômetro de massas, a espécie transiente pode serisolada e fragmentada para obter informações estruturais. Além do padrão defragmentação, também será obtido o espectro vibracional na fase gasosa (IRMPD) dasespécies de interesse, o que fornece informações estruturais mais ricas e ortogonais aopadrão de fragmentação do íon. A comparação do espectro vibracional experimental ecalculado permitirá determinar entre diferentes confôrmeros ou isômeros, além defornecer informações sobre o sítio de protonação da molécula analisada. As amostrasescolhidas para estudo são pesticidas e drogas de desenho que necessitam de técnicasanalíticas específicas e sensíveis. Pretende-se com este projeto elucidar os seusmecanismos de reação eletroquímica, auxiliando no desenvolvimento de técnicaseletroquímicas para a detecção e caracterização destas espécies.

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PENNA, TATIANA C.; CERVI, GUSTAVO; RODRIGUES-OLIVEIRA, ANDRE F.; YAMADA, BRUNO D.; LIMA, RAFAEL Z. C.; MENEGON, JAIR J.; BASTOS, ERICK L.; CORRERA, THIAGO C. Development of a photoinduced fragmentation ion trap for infrared multiple photon dissociation spectroscopy. RAPID COMMUNICATIONS IN MASS SPECTROMETRY, FEB 2020. Citações Web of Science: 0.
TATIANA C. PENNA; THIAGO C. CORRERA. TÉCNICAS AVANÇADAS PARA A DIFERENCIAÇÃO DE ISÔMEROS POR ESPECTROMETRIA DE MASSAS. Química Nova, v. 43, n. 8, p. 1125-1137, Set. 2020.
TAVARES, LAIS C.; PENNA, TATIANA C.; JOHNSON, MARK; CORRERA, THIAGO C. Evaluation of protonation sites in two MacMillan catalysts in solution by gas phase predissociation spectroscopy and electronic structure calculations. ARKIVOC, n. 2, p. 134+, 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.