Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização e avaliação dos efeitos da triploidia na expressão dos genes das citocinas IL-1b, IFNy e TGFB e das enzimas ARG2 e iNOS em lambaris (Astyanax altiparanae)

Processo: 17/23573-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Iniciação Científica
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de outubro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Antonio Augusto Mendes Maia
Beneficiário:Caroline Munhoz Meira
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Imunologia veterinária   Parasitologia   Citocinas   Ativação de macrófagos   Astyanax

Resumo

A aquicultura nacional representa uma importante modalidade econômica em constante crescimento e, dentre as espécies utilizadas nesta modalidade, destaca-se o lambari-do-rabo-amarelo (Astyanax altiparanae). Devido às suas características intrínsecas, esta espécie torna-se um bom alvo para processo de triploidização, que é caracterizado pela indução da ocorrência de um cromossomo extra no conjunto genômico em comparação com o que é observado normalmente para a espécie. Essa alteração de ploidia é desejável para a indústria da aquicultura tendo em vista que os animais triploides geralmente apresentam esterilidade reprodutiva e, ao induzir essa esterilidade, há um aumento no ganho de peso corpóreo dos mesmos, uma vez que a energia que seria despendida para maturação sexual e procriação é redirecionado ao desenvolvimento da massa corpórea, o que é vantajoso para comercialização. Esses animais ainda possuem potencial para utilização na produção de quimeras germinativas nos manejos reprodutivos das espécies de difícil reprodução em cativeiro. Contudo, considerando que a triploidização vem sendo cada vez mais utilizada na aquicultura, pouco ainda se sabe a respeito da suscetibilidade a doenças dos organismos triploides quando comparados aos exemplares diploides. Este cenário representa um risco ao uso desses animais em produções comerciais, tendo em vista que podem ocorrer grandes prejuízos quando esses animais são utilizados em larga escala em pisciculturas. Dessa forma, o objetivo do presente projeto é avaliar o efeito da triploidização em alguns parâmetros imunológicos a partir da caracterização das sequências e análise da expressão basal dos genes das citocinas IL-1², IFNg e TGF-² envolvidas na comunicação entre componentes do sistema imune inato dos animais e das enzimas Arg2 e iNOS relacionadas à ativação de macrófagos em exemplares triploides de A. altiparanae e comparar com os níveis observados nos exemplares diploides. (AU)