Busca avançada
Ano de início
Entree

Inclusão de extrato de erva mate na dieta de terminação para ovinos: efeitos na metanogênese e na qualidade da carne

Processo: 17/25319-0
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2018
Vigência (Término): 31 de dezembro de 2019
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Convênio/Acordo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)
Pesquisador responsável:Ives Cláudio da Silva Bueno
Beneficiário:Richard Roberto Lobo
Instituição-sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Bolsa(s) vinculada(s):18/10328-7 - Efeitos do extrato de erva-mate na digestão, fermentação ruminal, população microbiana e fluxo de nutrientes em sistema de cultura de duplo fluxo contínuo, BE.EP.MS
Assunto(s):Metano   Alimentos funcionais   Antioxidantes   Ovinocultura   Nutrição animal

Resumo

No Brasil, a ovinocultura de corte vem crescendo gradativamente ao decorrer dos anos, essa cultura é extremamente importante, pois os animais conseguem se adaptar muito bem em diferentes condições edafoclimáticas, e nosso país, pelas condições presentes, tem uma enorme chance de chegar entre os principais países produtores de carne ovina. Os ruminantes como um todos, são animais que produzem quantidades significativas de gases do efeito estufa através da fermentação ruminal, e que podem provocar mudanças climáticas graves no planeta, portanto existe uma grande preocupação quanto a mitigação desses gases aliada à um incremento na produção. Além de fatores ambientais, o produtor procura alguns sistemas de produção que agreguem valor ao seu produto, e a substituição de aditivos químicos por algo mais natural é extremamente desejado. Quando realizada a inclusão de extrato de erva mate na dieta de bovinos, os animais produzem carne com maior maciez e com uma composição que pode impedir o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer colorretal, mas será que essas características também serão observadas em ovinos? Portanto, o presente projeto irá verificar a eficácia do extrato de erva mate quanto a modulação da flora microbiana e a sua consequente produção de gases, além de realizar testes de qualidade de carne, perfil de metabólitos e estabilidade oxidativa. Espera-se que a inclusão de extrato de erva mate module a fermentação ruminal, de forma a modificar a flora microbiana assim reduzindo a produção de gases, concomitantemente é esperado que o extrato gere efeitos positivos quanto a estabilidade da carne e auxilie na formação de antioxidantes endógenos, que consequentemente irá reduzir os riscos à saúde do consumidor. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
LOBO, RICHARD R.; VINCENZI, RAFAELA; ROJAS-MORENO, DANNY A.; LOBO, ANNELISE A. G.; DA SILVA, CAROLINE M.; BENETEL-JUNIOR, VANDERLEI; GHUSSN, LAURA R.; MUFALO, VINICIUS C.; BERNDT, ALEXANDRE; GALLO, SARITA B.; PINHEIRO, RAFAEL S. B.; BUENO, IVES C. DA S.; FACIOLA, ANTONIO P. Inclusion of Yerba Mate (Ilex paraguariensis) Extract in the Diet of Growing Lambs: Effects on Blood Parameters, Animal Performance, and Carcass Traits. ANIMALS, v. 10, n. 6 JUN 2020. Citações Web of Science: 0.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.